O nosso Coronavírus - Jornal A Gazeta

O nosso Coronavírus

O Acre apareceu anteontem num mapa exibido pelo Jornal Nacional, mas não foi por causa do Coronavírus que está preocupando o mundo inteiro. O nosso Coronavírus que está virando epidemia aqui e em mais três estados é a dengue que ultrapassou os limites do tolerável.

Segundo as estatísticas divulgadas pelo Ministério da Saúde, Acre, Mato Grosso do Sul e Paraná têm registrado mais de cem casos por cem mil habitantes e, no caso do Acre, há que se registrar que alguns pacientes já morreram em Cruzeiro do Sul.

Como já se disse e vale repetir, é inaceitável que depois de tantas campanhas de conscientização para prevenir e combater essa doença e suas correlatas, como a Zika e a Chikungunya, ainda se constatam números tão alarmantes e que estão matando pacientes por falta de os mínimos cuidados.

Cuidados esses, cuja responsabilidade primeira e principal é do poder público, das prefeituras e do Governo do Estado, com um sistema de saneamento eficiente para acabar com os focos de água parada e sua devida canalização.

Em alguns municípios, entretanto, não é o que se constata. Os prefeitos estão mais preocupados com tricas e futricas políticas e alguns, como é o caso de Cruzeiro do Sul, enredados em esquemas de corrupção.

Evidentemente, que parte dessa responsabilidade cabe também à população que já sabe o que fazer, como tapar as caixas d’água, limpar os quintais e outras medidas simples, corriqueiras. E quem não o fizer, deveria ser chamado a atenção e em caso de reincidência ser multado. Por que não?

 

Assuntos desta notícia