O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Acre (Senai) realizou, na noite desta terça-feira, 16 de dezembro, a solenidade de formatura dos alunos de 13 cursos profissionalizantes do ano de 2014 – almoxarife de obras; assistente administrativo; assistente de produção industrial/Escola Senai; assistente de produção industrial/Cetemm; auxiliar administrativo; auxiliar em logística industrial; auxiliar em redes de computadores; costureiro industrial de confecções em série; eletricista de manutenção predial e industrial; eletricista instalador residencial; marceneiro de móveis sob medida com ênfase em desenvolvimento de móveis e ambientes; mecânico de manutenção automotiva; e padeiro e confeiteiro. A cerimônia foi realizada na Maison Borges e contou com a presença de pais, amigos, familiares dos formandos, empresários cotistas e do superintendente regional do Trabalho, Manoel Neto.
Em uma noite de muita alegria e emoção, os alunos celebraram a conquista da qualificação profissional e deram o primeiro passo rumo ao primeiro emprego, o que representa um ganho para o mercado de trabalho do Acre. “Nós temos certeza que esse é o primeiro degrau no currículo desses alunos”, ressaltou o diretor regional do Senai no Acre, César Dotto.
O diretor lembrou ainda que a natureza da instituição está no ensino, que o Senai leva no nome essa responsabilidade. “A aprendizagem está na essência do Senai, no nome, Serviço de Aprendizagem Industrial. E esse é um momento de muita celebração para nossa escola”, disse Dotto.
Durante a solenidade, o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), José Luiz Felício, falou do orgulho e da satisfação de presidir uma cerimônia que demonstra o compromisso do Senai com a qualificação profissional. “Essa é uma instituição que vem se destacando no cenário acreano e nacional no que se refere à aprendizagem de jovens em idade de formação e de escolha profissional”, destacou.
A noite também foi de agradecimento às empresas cotistas da Escola Senai, que proporcionam, por meio das bolsas de estudo, a formação dos jovens e a inserção no mercado de trabalho. Mais de 70 empresas foram homenageadas e receberam certificado em nome da grande parceria com o Senai.
Luta e superação – Em meio a tantas histórias, uma chamou a atenção das autoridades presentes, dos docentes da Escola Senai e Cetemm, dos próprios formandos e de todos os presentes no evento. Jackson da Silva Pereira, aluno da turma “B” do curso de Padeiro e Confeiteiro, emocionou a plateia por sua garra e determinação. O jovem, deficiente visual, venceu o medo e o preconceito para realizar o sonho de estudar, se qualificar e entrar no mercado de trabalho.
“No início, teve todo um processo de adaptação. O Senai teve cuidado para tentar adaptar o laboratório às minhas necessidades, mas em pouco tempo eu já conhecia o espaço e fazia tudo sozinho. Eu sempre quis fazer um curso na área de cozinha, é uma necessidade também”, conta com alegria o recém-formado.
Jackson faz questão de lembrar que os obstáculos devem ser ultrapassados e incentiva as pessoas com algum tipo de deficiência a deixarem de lado o medo e o preconceito. “Dificuldade todos irão passar, independente de ser deficiente ou não, o que importa é querer vencer. Eu escolhi vencer”, conclui. (Texto e foto: Ascom Fieac)