4 de junho de 2023
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

No Result
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Luísa Lessa
    • Evandro Ferreira
    • Beth Passos
    • Cláudio Porfiro
    • Roberta D’Albuquerque
    • Pablo Angelim Hall
    • Stéphanie Assad
    • Marcela Mastrangelo
  • Social
    • Jocely Abreu
    • Gazeta Estilo
    • Jackie Pinheiro
    • Márcia Abreu
    • Beth News
    • Mirla Miranda
    • Roberta Lima
    • Giuliana Evangelista
  • Publicações Legais
    • Avisos
    • Comunicados
    • Editais
    • Publicações Legais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

4 de junho de 2023
No Result
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
No Result
View All Result

Atividades de prevenção marcam Dia Nacional de Combate ao Câncer

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
28/11/2009
A A
Manda no zap!CompartilharTuitar

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, ontem, 27, a Secretaria de Estado de Saúde promoveu atividades de prevenção e promoção à saúde para os servidores da Sesacre, com o tema “Prevenção do Câncer: um Ato de amor por Você”. O objetivo é informar e esclarecer sobre a importância de prevenir vários tipos de doenças ou diagnosticá-las no seu estágio inicial. A mobilização ocorreu desde às 9 horas, no prédio da Sesacre.

Durante todo o dia foram sendo realizadas várias ações, como distribuição de folhetos informativos sobre as principais dicas para se proteger do câncer; aferição de pressão arterial; avaliação antropométrica (técnicas utilizadas para medir o corpo humano ou suas partes); teste de Fagerstrom (grau de dependência do tabaco); distribuição de protetor solar e outras.

Também haverá exame clínico das mamas e coleta do PCCU (Preventivo do Câncer de Colo do Útero), realizado pela equipe do Programa Saúde Itinerante. Para a enfermeira Rosimeri Arruda “esse evento promovido pela Sesacre é muito importante, uma vez que estimula as servidoras a realizar o exame preventivo do câncer do colo uterino, que é uma das doenças com índice muito elevado. É um momento no qual principalmente as mulheres, terão a oportunidade de realizar vá-rios exames”, parabeniza.

Já a servidora Francisca Santos de Souza diz que “esse é um momento muito importante para nós servidores da rede estadual de saúde, pois muitos de nós não temos tempo para ir ao médico. Com essa iniciativa os servidores poderão fazer os exames e receber o diagnóstico”, comemora.

Segundo a responsável pela Área Técnica Estadual de Prevenção do Câncer do Colo do Útero e Mama, Argentina Rocha, “este dia é para informar a população sobre as formas de prevenção e a detecção precoce, pois é a chave para descobrir tumores iniciais e, dessa forma, aumentar as chances de sucesso no tratamento” informa. A servidora Marfisa Ricardo de Melo parabeniza a iniciativa. “É louvável a idéia, pois nunca houve na sede da Sesacre um evento dessa natureza, direcionado para os servidores. Quem trabalha o dia todo não tem tempo para fazer esses exames, e agora surgiu a chance, e eu como servidora vou participar”, comemora.

O Dia 27 de Novembro foi criado para conscientizar a população sobre um problema mundial. Segundo as estimativas, o câncer representa a segunda doença que mais mata no Brasil e, conforme estudos do INCA (Instituto Nacional de Combate ao Câncer) haverá em 2010 489.270 novos casos de câncer. De acordo com a estimativa do INCA, ocorrerão mais casos de câncer entre mulheres do que em homens.

52% dos casos novos (253 mil) serão registrados em mulheres e 48% (236 mil) em homens. No Acre estão estimados 350 casos em homens e 350 casos em mulheres. Nos homens, o câncer de próstata será o tumor mais comum. O segundo tipo mais frequente será o de traquéia, brônquios e pulmão, seguido do estômago, cólon e reto. Entre as mulheres a localização mais incidente será o câncer de colo do útero, seguido de mama, traquéia e brônquios. (Agência de Notícias do Acre)

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR
Anterior

Educandário comemora inauguração do novo berçário

Next Post

Acre tem o maior percentual de fumantes do país, segundo IBGE

Mais Notícias

Geral

Prefeitura alega irregularidades em bar LGBTQIAP+ e diz que fechou para evitar tragédia

Geral

Boninho anuncia abertura das inscrições do BBB24 para o Acre

Geral

Inscrições do processo simplificado do Ieptec com salário de até R$ 4 mil começam nesta segunda-feira

Geral

Estado realiza Dia D de vacinação e mutirão de consultas oftalmológicas de população indígena

Semapi divulgou a programação completa do Mês do Meio Ambiente. Foto: Mirna Caniso/Semapi
Geral

Governo divulga programação em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Médicos chegam ao local de prova para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020, em Brasília.
Geral

Fies financiará até R$ 60 mil por semestre de cursos de medicina

Mais notícias
Next Post

Acre tem o maior percentual de fumantes do país, segundo IBGE

Greve do Ministério do Trabalho segue sem negociação

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

No Result
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Luísa Lessa
    • Evandro Ferreira
    • Cláudio Porfiro
    • Beth Passos
    • Roberta D’Albuquerque
    • Pablo Angelim Hall
    • Stéphanie Assad
    • Marcela Mastrangelo
    • Foster Brown
    • Frei Paulo Roberto Gomes
    • Aline Cordeiro
  • Social
    • Jocely Abreu
    • Gazeta Estilo
    • Jackie Pinheiro
    • Márcia Abreu
    • Beth News
    • Mirla Miranda
    • Roberta Lima
    • Giuliana Evangelista
    • Guia Glam
  • Charge
  • Vídeos
  • Publicações Legais
    • Avisos
    • Comunicados
    • Editais
    • Publicações Legais
  • Fale Conosco
  • Expediente
  • Receba Notícias no celular

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre