Atividades de prevenção marcam Dia Nacional de Combate ao Câncer

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, ontem, 27, a Secretaria de Estado de Saúde promoveu atividades de prevenção e promoção à saúde para os servidores da Sesacre, com o tema “Prevenção do Câncer: um Ato de amor por Você”. O objetivo é informar e esclarecer sobre a importância de prevenir vários tipos de doenças ou diagnosticá-las no seu estágio inicial. A mobilização ocorreu desde às 9 horas, no prédio da Sesacre.

Durante todo o dia foram sendo realizadas várias ações, como distribuição de folhetos informativos sobre as principais dicas para se proteger do câncer; aferição de pressão arterial; avaliação antropométrica (técnicas utilizadas para medir o corpo humano ou suas partes); teste de Fagerstrom (grau de dependência do tabaco); distribuição de protetor solar e outras.

Também haverá exame clínico das mamas e coleta do PCCU (Preventivo do Câncer de Colo do Útero), realizado pela equipe do Programa Saúde Itinerante. Para a enfermeira Rosimeri Arruda “esse evento promovido pela Sesacre é muito importante, uma vez que estimula as servidoras a realizar o exame preventivo do câncer do colo uterino, que é uma das doenças com índice muito elevado. É um momento no qual principalmente as mulheres, terão a oportunidade de realizar vá-rios exames”, parabeniza.

Já a servidora Francisca Santos de Souza diz que “esse é um momento muito importante para nós servidores da rede estadual de saúde, pois muitos de nós não temos tempo para ir ao médico. Com essa iniciativa os servidores poderão fazer os exames e receber o diagnóstico”, comemora.

Segundo a responsável pela Área Técnica Estadual de Prevenção do Câncer do Colo do Útero e Mama, Argentina Rocha, “este dia é para informar a população sobre as formas de prevenção e a detecção precoce, pois é a chave para descobrir tumores iniciais e, dessa forma, aumentar as chances de sucesso no tratamento” informa. A servidora Marfisa Ricardo de Melo parabeniza a iniciativa. “É louvável a idéia, pois nunca houve na sede da Sesacre um evento dessa natureza, direcionado para os servidores. Quem trabalha o dia todo não tem tempo para fazer esses exames, e agora surgiu a chance, e eu como servidora vou participar”, comemora.

O Dia 27 de Novembro foi criado para conscientizar a população sobre um problema mundial. Segundo as estimativas, o câncer representa a segunda doença que mais mata no Brasil e, conforme estudos do INCA (Instituto Nacional de Combate ao Câncer) haverá em 2010 489.270 novos casos de câncer. De acordo com a estimativa do INCA, ocorrerão mais casos de câncer entre mulheres do que em homens.

52% dos casos novos (253 mil) serão registrados em mulheres e 48% (236 mil) em homens. No Acre estão estimados 350 casos em homens e 350 casos em mulheres. Nos homens, o câncer de próstata será o tumor mais comum. O segundo tipo mais frequente será o de traquéia, brônquios e pulmão, seguido do estômago, cólon e reto. Entre as mulheres a localização mais incidente será o câncer de colo do útero, seguido de mama, traquéia e brônquios. (Agência de Notícias do Acre)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation