Ciretran encerra programação anual de educação para o trânsito entre estudantes

A Ciretran de Cruzeiro do Sul fechou com chave de ouro sua programação deste ano junto aos estudantes do ensino infantil realizando nesta sexta-feira, 27, a ‘3ª Gincana Estudantil sobre Educação no Trânsito’ que teve como  lema ‘Brincando e aprendendo para um trânsito melhor’. Quatro escolas participaram da gincana: Escola Osvaldo Lima, Escola Maria de Nazaré Lima, Jardim de Infância São Francisco e Escola Marcelino Champagnat. Todas fizeram apresentações com músicas, danças, palhaços e brincadeiras tudo voltado para criar na mente infantil a consciência do respeito que se deve ter para com o semelhante durante o ato de dirigir um veículo. Muita alegria, cartazes coloridos, roupas, bonés, adereços, marcaram a gincana e animaram a criançada.

O programa de educação infantil é considerada por Valdeci Dantas, o chefe da Ciretran, uma das mais importantes ações que o órgão executa no sentido de melhorar  o trânsito na cidade, ao lado das ações educativas nas ruas e reuniões com segmentos específicos de condutores como os mototaxistas, motoristas de ônibus e de transporte alternativo.

Durante este ano, o programa foi levado a 75 escolas de ensino infantil, todas as escolas da zona urbana e algumas da zona rural. O Ensino Fundamental e Ensino Médio também foram contemplados com as ações tendo acontecido palestras, uma oficina na Avenida Mâncio Lima e uma mobilização do Ensino Médio que reuniu milhares de alunos em passeata pela cidade.

No total 25 mil alunos da rede escolar do município já participaram neste ano das atividades promovidas pela Ciretran.
Um dos cartazes trazidos pelas escolas dizia: “Para melhorar o mundo em que vivemos é fundamental a boa convivência entre pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas”. Segundo Valdeci Dantas, que há cinco anos promove educação para o trânsito entre estudantes, “não há outro caminho para chegarmos a ter um dia um trânsito melhor”.

Ele explicou que todas as escolas participantes da gincana recebem um diploma de ‘amiga o trânsito’. A gincana não tem vencedores. Todos os alunos participantes das apresentações recebem uma medalha com os dizeres: ‘No trânsito, o campeão é quem faz a coisa certa’. (Agência de Notícias do Acre)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation