Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado em Rio Branco

doadores
Secretário Osvaldo Leal com gestores e doares

Com o aumento significativo do número de cirurgias realizadas no Acre, gesto de doar sangue ajuda a salvar muitas vidas

O Dia Nacional do Doador de Sangue foi comemorado com muita festa em Rio Branco. O Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, reuniu os doadores de sangue no Hemoacre para agradecer a dedicação das pessoas que salvam vidas. As atividades se iniciaram logo no início da manhã, com apresentações culturais, sorteios de brindes e café da manhã. Além disso, equipes da saúde estavam distribuindo preservativos masculinos e femininos e orientando as pessoas em relação às doenças sexualmente transmissíveis.
Doadora há cinco anos, Alessandra Pinto aproveitou a data para doar sangue e fazer o convite. “Esta ação é gratificante por ajudar outras pessoas. Mais gente deveria se encorajar; não dói e não tem nenhum efeito negativo na nossa saúde”, declarou. Edson Nascimento, também doador, completa dizendo que doar sangue é um gesto de amor ao próximo. “Me sinto muito bem salvando vidas.”

“Aproveitamos este dia para enaltecer a importância dos doadores de sangue para o sistema de saúde. Sabemos que a doação é um ato voluntário de amor, capaz de salvar inúmeras vidas”, afirmou a diretora do Hemoacre, Marlinda de Carvalho. Atualmente, o Hemoacre tem quatro mil doadores fidelizados. A manutenção do estoque depende do comprometimento e dedicação dessas pessoas.

Marlinda lembrou ainda a importância da descentralização financeira e administrativa da Secretaria de Saúde, que tem permitido a mensuração, junto aos membros do Conselho Gestor da unidade, das reais necessidades, e com isso potencializando os resultados.

O secretário de Saúde, Osvaldo Leal, destacou a importância da participação dos doadores para que o estoque seja compatível com a ampliação dos procedimentos cirúrgicos. “Nos últimos anos temos aumentado o número de cirurgias no Acre, passando de 400 para 650 procedimentos por mês. E os doadores têm correspondido com a necessidade de ampliar os serviços de saúde.” (Assessoria)

Foto: (Secom) 

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation