Instituto Vivo e Ong Casa da Árvore promovem oficina telinha na escola em Rio Branco

O Instituto Vivo e a ONG Casa da Árvore (TO) estão promovendo a oficina Telinha na Escola para alunos da Escola Rural Ruy Azevedo. A  atividade envolveu um grupo de 20 alunos de 13 a 16 anos, das 6ª, 7ª e 8ª séries, e foi ministrada na própria escola, no turno da tarde, por Leila Dias, educadora da ONG Casa da Árvore. O objetivo da oficina foi incentivar o uso de novas tecnologias em sala de aula, ensinando os alunos a filmar e editar vídeos por telefone celular, assim como a postar os vídeos no blog da escola www. escolaruralruyazevedo.blogspot.com dando continuidade aos ensinamentos recebidos.

Meio Ambiente e Sustentabilidade foram os temas escolhidos como base para a produção dos vídeos, afinal, a escola localizada na APA Lago do Amapá, no Ramal do Gurgel, venceu o concurso nacional Prêmio Minha Comunidade Sustentável,  promovido pela revista Carta na Escola, com o Projeto “A água que a gente quer”. Sendo assim, a partir dos ensinamentos técnicos recebidos e da doação de um aparelho celular pelo Instituto Vivo e ONG Casa da Árvore, os alunos terão condições de dar continuidade ao projeto, registrando as vivências e projetos ambientais da escola e compartilhando informações e vídeos com o mundo, via blog.

Esta será a primeira oficina Telinha na Escola realizada no Acre, e atenderá especificamente a Escola Rural Ruy Azevedo. Em novembro deste ano, em parceria com a Biblioteca da Floresta, o Instituto Vivo e a ONG Casa da Árvore realizaram a oficina “E se eu fosse o autor?”, direcionada a professores da Rede Estadual de Ensino e universitários que trabalham como estagiários na Fundação Elias Mansour. Na ocasião, o grupo de 40 participantes também foi incentivado a levar os conhecimentos técnicos sobre produção, edição e distribuição de vídeos por celular para sala de aula. A diferença é que eles tiveram como base de trabalho a adaptação de uma lenda indígena, devendo criar um novo final para o texto e gravar em vídeo.

A oficina Telinha na Escola é um desdobramento do projeto de mesmo nome realizado pelo Instituto Vivo e pela ONG Casa da Árvore em Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. Desde agosto deste ano, jovens das escolas Flora Calheiros e Marcelo Cândia participam de três aulas semanais do projeto, sendo elas de roteiro, produção e edição. (Assessoria)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation