Rio Branco recebe workshop sobre técnica de meditação

A meditação é uma técnica milenar que ajuda milhões a acharem seu foco e intriga a muitos que não a praticam! Para matar tal curiosidade, Rio Branco recebe amanhã (9), às 19h, no Sesc do Centro, uma palestra com entrada franca sobre as noções básicas deste processo. A iniciativa partiu da sede local da Ageac (Associação Gnóstica de Estudos Antropológicos, Culturais e Científicos), no sentido de esclarecer objetivamente o que é a meditação, o que é preciso para chegar a esse estado mental, quais os seus benefícios à saúde, a sua finalidade, entre outros conceitos.

De acordo com Vinícius Audno, instrutor de gnóstica e palestrante, o workshop tem um enfoque prático sobre a meditação, dividido em 3 tópicos: Saúde, Relaxamento e Concentração; Respiração e Harmonia; e Equilíbrio Inte-rior e Autoconhecimento. Segundo ele, a palestra é uma oportunidade para conhecer melhor a idéia geral de meditação e alguns de seus benefícios, a fim de tirar suas dúvidas e desmistificar algumas noções preconcebidas.

“Muitos pensam que a meditação é um processo oriental, que é algo difícil de fazer ou que é uma perda de tempo, mas não é nada disso. É justamente para transpor estes e outros lugares comuns que estamos com o workshop na cidade. E a nossa meta é fazer com que as pessoas daqui vejam, e de forma prática, o quanto esse exercício pode ser restaurador para o seu dia-a-dia, com acesso a um conhecimento novo que melhora o seu espírito, sua concentração e a sua forma de encarar a vida. É algo muito profundo e que pode ser vivenciado por qualquer um que queira isso”, argumenta o gaúcho.

O instrutor também enfatizou o conceito de gnose como sendo a busca por uma sabedoria interior, alcançada através de experiências da realidade. Do grego koiné ou epistéme gnosis (‘conhecimento científico’ e ‘sabedoria’). “A gnose é uma experiência bem direta e, desta forma, a meditação torna-se um caminho de cada pessoa para a verdade, para uma ascendência intelectual”, completa.

Para a palestra, é esperado de 50 a 100 pessoas. Pelo fato de a entrada ser gratuita, a expectativa é de um público bastante heterogêneo. Para maiores informações sobre a oficina ou sobre outras práticas gnósticas, os telefones de contato da Ageac são 8112-6120, 8417-9960, 9997-8758 e 9201-0214.

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation