Procon dá as dicas para as compras de Natal

procon
Consumidores devem estar atentos aos seus direitos e deveres na hora de escolher os presentes neste fim de ano

O comércio de Rio Branco já está em clima natalino e os consumidores já pensam em como administrar seus gastos nesse período. O Procon/AC, órgão de proteção e defesa do consumidor do Acre, orienta os consumidores para as precauções que devem ser tomadas na hora de realizar as compras de natal.

As lojas devem expor em toda área de venda a correta afixação dos preços nos produtos expostos dentro da loja e nas vitrines, informando nas etiquetas o valor à vista do produto, caso este esteja parcelado, deve informar também o valor de cada parcela, a taxa de juros e o valor total do financiamento. Estas informações devem constar nas etiquetas ou cartazes em letras facilmente identificadas.

O consumidor tem direitos até mesmo antes de realizar suas compras. Por isso deve fazer valer seus direitos, no momento da compra se certificando de que não está adquirindo produtos falsificados e exigindo sempre a nota fiscal. “É importante que o consumidor exija a nota fiscal e o cupom de garantia, só assim ele poderá obter a efetiva garantia do produto”, orienta o chefe da fiscalização do PROCON, Otacílio Minassa.

Na hora de pagar suas compras, fique atento às formas de pagamento praticadas pela loja, não pode haver distinção entre o pagamento à vista e o realizado em cartão de débito ou de crédito em uma só parcela. Descontos à vista valem para pagamentos com cartão de débito ou de crédito, desde que a divida não seja parcelada. Para denúncias ligue 151, a ligação é gratuita.

  Veja algumas dicas que o PROCON selecionou para você:

Faça as suas compras com antecedência. Não deixe para cima da hora a compra dos presentes. Com mais tempo, você tem mais oportunidade de, comparar preços e conseguir descontos.

Planeje. Antes de ir às lojas, pense no que você gostaria de dar de presente para as pessoas de sua lista, assim você economiza tempo e terá uma idéia daquilo que está procurando.

Estabeleça quanto poderá gastar, não corra o risco de ficar superendividado. Você pode evitar essa situação criando um orçamento. 

Não ande com dinheiro vivo. Evite correr riscos e faça compras mais seguras utilizando seu cartão de débito ou crédito. Além disso, muitas lojas de departamento oferecem descontos para pagamentos a prazo com cartões. Mas tenha muito cuidado para não exceder seu orçamento.

Proteja suas informações pessoais. Tome cuidado ao revelar seus dados pessoais na hora de realizar compras online ou por telefone. Pergunte como essas informações serão utilizadas e quem terá acesso às mesmas. Todo cuidado é pouco na hora de realizar compras pela Internet ou pelo telefone.

Só compre on-line em sites conhecidos. Somente faça compras com empresas que você conhece, confia e que são sérias. Lembre-se que você vai compartilhar com essas lojas seu nome, número do seu cartão e provavelmente seu endereço e telefone. 

Verifique a segurança.  Na hora de efetuar uma compra online, certifique-se de que a sua conexão com a Internet é segura e de que a transação seja verificada como autêntica. A maioria dos navegadores apresenta um ícone especial, como uma chave ou cadeado, o que indica que o site é seguro.

Guarde os comprovantes.  Você deve guardar todos os comprovantes da compra em  um lugar fácil de lembrar. Desta maneira a documentação estará disponível para possíveis dúvidas ou até mesmo para realização de reclamação.  (Assessoria/Procon/AC)
 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation