Fotógrafo de A GAZETA é escolhido para mostra na Itália

diego_-_talita

Entre tantos fotógrafos espalhados pelo Brasil, dez foram escolhidos para participar da exposição “Dieci – Fotografi Brasiliani”, na Itália. Desses dez, dois são acreanos. Diego Gurgel e Talita Oliveira apresentam suas imagens na exposição que acontece no espaço cultural Bare Vino, no Centro Histórico da cidade de Napoli, de 6 a 27 de fevereiro.

Antes de os dez nomes da exposição serem escolhidos, aconteceu uma convocação aberta para os fotógrafos, porém os trabalhos apresentados não foram satisfatórios. Foi então que a artista plástica e curadora da exposição, Paula França, começou a procurar pessoalmente por trabalhos e se deparou com as fotos de Talita e Diego. Cada fotógrafo da “Dieci” irá apresentar de duas a três fotografias.

O objetivo da exposição não é o de mostrar um Brasil exótico com o registro de suas terras, e sim formas de expressar a arte contemporânea. “O público que vamos receber lá é bastante ligado à arte contemporânea e essas fotos têm uma linguagem muito atual”, conta Paula França. Os trabalhos foram selecionados por Paula através do Flickr, um site de hospedagem e compartilhamento de fotos.

Os Fotógrafos

Essa é a primeira vez que Talita Oliveira participa de uma exposição internacional. “Estou muito feliz por essa chance, tanto para mim quanto para o Diego, e por essa oportunidade de representar o Acre”, comenta. A jovem estuda sobre o Acre e outras regiões. Talita já fotografou o Festival Varadouro 2008 para a Revista Brasileiros, fez uma foto da Ilzamar Mendes para a Revista IstoÉ, e recentemente realizou uma foto da banda Caldo de Piaba para a Revista Billboard Brasil. Talita também realizou trabalhos importantes na área cinematográfica, fotografando a produção dos documentários O Mergulho e O Teatro de Betho Rocha.

Já Diego Gurgel, além de muito empolgado com a exposição, está na busca de patrocínio para ir a Napoli. “É sempre bom que a gente vá prestigiar a visualização do nosso trabalho pelos outros e descobrir suas opiniões”, comenta. Ele já fez trabalhos para a revista Época,  site G1 e Uol. Diego foi premiado pelo Yahoo Brasil depois de participar de um concurso nacional que o colocou num livro de fotos internacional. Gurgel também está com planos de lançar seu próprio livro fotográfico, que pretende mostrar imagens dos rios Iaco, Purus e Chandless, da Amazônia Acreana. (Agência de Notícias do Acre)

dg2

talita1

Imagens de Diego Gurgel (acima) e Talita Oliveira estarão em mostra na Itália a partir de 6 de fevereiro (Fotos: Acervo pessoal)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation