Ministro de Assuntos Estratégicos conhece projetos sustentáveis no Acre

ministrooo

Com o objetivo de conhecer as experiências de sustentabilidade que estão sendo praticadas no Acre e definir as ações para o Plano da Amazônia Sustentável, o ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Samuel Pinheiro, cumpre agenda em Rio Branco e Xapuri.

Depois de ser recebido pelo Governador Binho Marques, o ministro participou de exposições acerca do Zoneamento Ecológico Econômico, tecnologias de geração de energia, manejo florestal. Além disso, conheceu as instalações da Fundação de Tecnologia do Acre e o Pólo Moveleiro. Em seguida, a comitiva seguiu para a Embrapa, momento no qual, o chefe-geral, Judson Ferreira Valentim, apresentou as inovações tecnológicas para a sustentabilidade da agricultura e uso dos recursos florestais.

“Nosso objetivo é mostrar algumas inovações tecnológicas que foram desenvolvidas e estão sendo utilizadas por produtores no setor florestal e na recuperação de áreas degradadas. Vamos mostrar através de exemplos que o Estado está reduzindo o desmatamento e aumentando a produção”, salientou Judson.

Durante coletiva à imprensa, o ministro destacou que o governo federal retoma o trabalho para a definição das ações em parceria, a partir do contato e cooperação com os governos estaduais. “Estamos começando pelo Acre. Estou impressionado com as diretrizes que vêm sendo adotadas pelo Governo do Estado, em especial o Programa de Desenvolvimento Sustentável, que tem como foco a inclusão social”. Pinheiro falou ainda da importância do modelo econômico, que inclui a parceria público, privada e comunitária. “Esta é uma estratégia interessante”.

O ministro encerrou dizendo que as ações do Governo do Estado e da Embrapa têm permitido resultados positivos. Segundo ele a média brasileira de boi por hectare é de 0,9, enquanto no Acre já chega a 2,5 por hectare. “Isso significa que é possível aumentar a produção pecuária, sem necessariamente aumentar a área ocupada”.

A agenda de quinta-feira foi encerrada com a visita do ministro a uma grande propriedade, que traduz o modelo de manejo de pastagem. “Precisamos apresentar as pessoas a maneira que estamos trabalhando de forma diferenciada no Estado. O Acre tem sido motivo de orgulho para quem está trabalhando aqui. Estamos unindo esforços rumo ao desenvolvimento sustentável”, concluiu o secretário de Pecuária, Mauro Ribeiro. Nesta sexta-feira, o ministro está em visita às instalações do Complexo Industrial de Xapuri, que inclui as Fábricas de Piso e de Preservativos. (Agência de Notícias do Acre)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation