Sindicalistas discutem criação da Federação dos Urbanitários da Amazônia Legal

Sindicalistas de vários estados da Região Norte estão reunidos em Porto Velho (RO) para discutir a criação da Federação dos Urbanitários da Amazônia Legal (Fual). O presidente do Sindicato dos Urbanitários do Acre, Marcelo Jucá, é um dos presentes. Jucá acredita que com a criação da Federação os trabalhadores terão mais força para estabelecer discussões nacionalmente.

Na pauta das discussões assuntos de interesse da coletividade, como melhorias de trabalho para os servidores que atuam nas áreas de saneamento e energia elétrica. O Acre, inclusive, segundo Jucá, deve ser indicado para assumir a diretoria que trata destas questões. “É uma grande oportunidade para trocarmos idéias e sabermos quais os problemas em comum que os estados enfrentam nesses setores”, observa Jucá.

Com base nas informações coletadas durante o encontro serão definidas as ações concretas. Na oportunidade também serão oficializados os nomes que vão compor a diretoria da futura geração e a elaboração do planejamento político administrativo da nova entidade sindical. A presidência da Fual deve ficar com o Sindicato dos Urbanitários de Rondônia e a vice-presidência com o Pará.

De acordo com Marcelo Jucá, a partir da criação de Federações dos Urbanitários nas várias regiões do país, surgiu a necessidade de transformar a atual Federação Nacional dos Urbanitários numa Confederação Nacional. “Esse é um encaminhamento que já está sendo dado e acreditamos que muito em breve estará concretizado. Essas mudanças só trarão um maior fortalecimento ao movimento”, concluiu.

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation