Não é brinquedo

Um grande projeto de alcance social, sem dúvida, este do Governo do Estado, lançado ontem, que permitirá a toda a população da Capital e municípios de acessar a internet. Contudo, vale sempre lembrar que se trata de mais um instrumento para melhorar o nível educacional, cultural e o acesso a outros bens.

Isso significa dizer que nada substitui a educação como base fundamental da formação individual e social. Há uma tentação, atualmente, de achar que o simples acesso à rede mundial de computação resolverá por si todos os problemas da humanidade. Fosse assim, o mundo não estaria em guerras insanas, não ocorreriam tantas catástrofes, como se assiste diariamente.

Evidentemente que uma escola, onde professores e alunos têm acesso à internet, pode oferecer mais condições, sobretudo no campo de pesquisas, do que outra com apenas um quadro negro ou nem isso. Assim como para facilitar a vida de qualquer cidadão. Daí a importância desse projeto e seu pioneirismo.

Ou seja, com o ‘Floresta Digital’, o governo está oferecendo um direito que nem todos poderiam ter. Porém, não se trata de apenas de uma novidade, um brinquedo. Trata-se de um instrumento para aprimorar, sobretudo, a educação.

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation