Todos os municípios acreanos terão acesso livre à internet até o final do ano

digital

O governador Binho Marques lançará nesta quinta-feira, 4,  às 9 horas no Mercado Velho, o programa Floresta Digital, que fará do Acre o primeiro Estado com todos os municípios com acesso livre à internet até o final do ano. Neste primeiro momento, a cobertura se estende à capital, Rio Branco. Na cerimônia, o governador anunciará a distribuição de netbooks para todos os estudantes do terceiro ano do ensino médio e repassará antenas de  captação do sinal livre à organizações não-governamentais.

Desde o ano passado que em alguns pontos da capital, como a Arena da Floresta, Praça da Biblioteca e o Mercado Velho, vêm sendo possível acessar gratuitamente a Internet. A partir do lançamento do programa, 100 pontos de Rio Branco estarão iluminados com o sinal e as pessoas poderão utilizar o computador portátil e acessar a rede mundial de computadores. O órgão responsável pelo programa é a Secretaria da Gestão Administrativa, que coordena a Organização Central de Atendimento ao Cidadão (OCA), gestora da política de  universalização do acesso aos serviços públicos básicos aos habitantes da região.

Neste primeiro momento, a nuvem de internet está cobrindo 80% da cidade de Rio Branco. Pontos de acesso são os espaços públicos como os parques da Maternidade e do Tucumã, escolas de todos os níveis de ensino, Fundação Hospitalar, e Unidades de Pronto Atendimento. A política de inclusão digital inclui ainda a disponibilização de vários pontos. Na Biblioteca Pública, por exemplo, são 80 equipamentos. Todas as cidades do Acre contam com as Comunidades Digitais, centros de inclusão com computadores e acesso franqueado à internet.

O Floresta Digital conta com recursos da agência americana United States Trade and Development Agency (USTDA), do Tesouro Estadual e do Banco Mundial. A USTDA financiou o estudo de viabilidade técnica do projeto. A assinatura do convênio entre Governo do Estado e USTDA foi realizada em Brasília no dia 18 de setembro de 2008. O Floresta Digital está levando a tecnologia da informação – e com ela vários serviços de Governo com a OCA  a partir do conhecimento adquirido do Estado e suas características. (Agência de Notícias do Acre)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation