Estrelas eleitorais na posse do presidente municipal do PT

Mais um jovem assume papel importante dentro do PT acreano. André Kamai, assessor especial de Juventude, será o novo presidente do diretório municipal. A posse que aconteceu, ontem, também reuniu alguns dos principais pré-candidatos do partido às próximas eleições. O deputado federal, Fernando Melo (PT-AC), o deputado estadual, Thaumaturgo Lima (PT) e o ex-senador Sibá Machado (PT-AC) marcaram presença. O anfitrião foi o prefeito da Capital, Raimundo Angelim (PT), que fez um balanço da sua administração aos militantes.

Os três principais nomes à Câmara Federal que o partido deverá apresentar se manifestaram sobre a posse de Kamai. Thaumaturgo Lima disse ser um dia importante para o PT por estar empossando um presidente de 30 anos de idade. “A ida do Kamai tem um simbolismo muito importante porque o PT conta com várias lideranças de nível nacional como o senador Tião Viana (PT-AC), o ex-governador Jorge Viana (PT), o governador Binho Marques (PT), o prefeito  Angelim (PT) e vários deputados federais e estaduais. Um jovem assumir o partido demonstra a atuação do PT nesses 30 anos se preparando para o século XXI”, afirmou.

Para Thaumaturgo, a política não pode ficar sob o comando das mesmas pessoas a vida toda. “É preciso haver renovação para que a gente prepare o PT para o futuro. Foi o PT que fez a maior transformação social durante os 500 anos do nosso país com o presidente Lula (PT) e vai continuar com a Dilma Rousseff (PT). A maior transformação no Acre também foi com o PT e terá a continuidade com o senador Tião no governo do Estado”, salientou.

Possível candidato à reeleição, Fernando Melo, lembrou: “está entrando o pessoal das fraudas e aqueles mais antigos estão pegando o pijama. A renovação do partido é muito importante. Com a política a gente transforma a vida de uma sociedade e das pessoas e o PT tem demonstrado ser um instrumento de ascensão das camadas sociais mais pobres. A gente tem visto pessoas como a senadora Marina Silva (PV-AC) que se alfabetizou aos 16 anos e através do PT hoje é uma celebridade mundial e provavelmente disputará a Presidência da República. A gente tem que dar oportunidade para os mais jovens”, afiançou.

Outro possível candidato a deputado federal, Sibá Machado, acha que o segredo da renovação é mote da continuidade. “No nosso Estado me sinto responsável pela chegada da juventude à política. No caso do Leonardo Brito que se tornou o presidente regional do PT fui quem lancei o seu nome para a minha própria sucessão. Então, estou muito feliz. No meu caso, a direção nacional do nosso partido teve um reconhecimento com o Acre e comigo e quero transformar isso num espaço de trabalho e ser um excelente representante nos debates que vamos fazer daqui para frente à sucessão do presidente Lula”, destacou.

O prefeito Raimundo Angelim (PT), também se manifestou sobre a indicação do jovem político. “É muito bom ter um militante como André que tem a sua vida dedicada ao partido. Aproveitamos a sua posse para fazermos uma exposição detalhada da nossa gestão frente ao município de Rio Branco. Uma prestação de conta para a nossa militância mostrando os indicadores sociais e econômicos que conseguimos transformar assim como as ferramentas do nosso planejamento. O PT faz uma reflexão profunda para não envelhecer.

 Novos desafios
O presidente municipal do PT, André Kamai, falou sobre os focos da sua gestão. “A gente vai fortalecer a formação política da militância. Outro ponto é o estabelecimento de laços com a militância e queremos constituir núcleos do PT nos bairros. Fortalecer a comunicação do PT favorecendo o diálogo e principalmente continuar garantindo a relação com a FPA é outro ponto que quero destacar na minha gestão”, ressaltou. 

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation