Pular para o conteúdo

Sérgio Petecão elogia coordenadoria de bancada

O deputado Sérgio Petecão (PMN) expressou, ontem em Brasília, seu reconhecimento pelo trabalho da atual coordenadoria de bancada, chefiada atualmente pelo deputado Fernando Melo (PT). Petecão destacou a importância dos itens discutidos em reunião, “sempre de interesse  direto da comunidade acreana” e a  condução “democrática e participativa” com que os assuntos são tratados, dando vez e voz a todos os integrantes da bancada, “sem a preocupação com a cor partidária ou a região de origem”. O deputado lembrou que o atual modelo de coordenação permite a livre expressão e o debate aberto de temas, “que dizem respeito à própria classe política e a  todos os acreanos”.

Petecão ressaltou ainda que este tipo de comportamento estimula o esforço conjunto e a junção de forças, sobretudo para  um Estado pequeno que precisa que toda sua representação esteja unida e coesa na defesa dos interesses locais. “Exatamente o contrário que se verificava antes, quando a arrogância e o autoritarismo ditavam o rumo das discussões, sem dar atenção à opinião contrária e as divergências naturais da prática democrática”, disse o deputado. E enfatizou que este reconhecimento do contraditório e da diferença pode resultar num trabalho muito mais eficaz e diversificado nos ministérios quanto nos demais órgãos federais, “independentemente dos interesses e natureza política de cada um”.

Petecão elogiou também a iniciativa do deputado Henrique Afonso (PV) pela criação da chamada Universidade da Floresta, que agora tenta se fortalecer e criar sua própria autonomia, “vinculada diretamente à realidade da região e dando chance de profissionalização a milhares de jovens do Vale do Juruá e áreas vizinhas do Amazonas”. Em seguida, lembrou da instalação da nova universidade boliviana em Cobija (Bolívia), que por instalar o curso de medicina fatalmente vai atrair milhares de acreanos que poderão usar Brasiléia como base para a realização do curso. Por fim, Petecão defendeu uma ação conjunta da bancada em favor da construção da nova sede da Câmara dos Vereadores de Rio Branco, que, segundo ele, merece uma sede do Legislativo a altura de uma Capital de Estado. (Assessoria)