Rio Acre atinge quintais de casas no Airton Senna

O nível do rio Acre já ultrapassou a cota de alerta, que é de 13,50 metros, e atingiu o nível de 14,23 metros na manhã desta terça-feira. O primeiro bairro a ser atingido pelas águas é o Airton Senna e algumas casas já estão com os quintais alagados.

alagacao_sena

“Ontem quando eu saí pra trabalhar estava tudo normal. À noite a rua já estava com uma parte alagada. Eu moro aqui desde 1999 e todo ano é a mesma coisa. A gente tem que enfrentar essa água”, disse a moradora Maria de Lourdes da Silva.Segundo Maria, os moradores têm medo da rapidez com a qual o nível das águas se eleva. “Faz medo a gente sair de casa e quando voltar está debaixo d’água. Nossas coisas todas molhadas”, comentou.

Luciana da Silva, mora no bairro há dois anos e o acesso para sua casa, que é feito pela lateral do terreno da frente, já está alagado. “Não sei como vou sair de casa pra trabalhar amanhã. Quando a rua é tomada pela água as catraias fazem o transporte, mas do jeito que está eu não tenho escolha. O pior é que a água vem até o joelho, porque o corredor é fundo, aqui ao lado passa uma vala. Se subir mais eu tenho que ir pra um abrigo”, disse.

A Defesa Civil, segundo o relatório diário que emite, considera a situação do rio normal e está monitorando atentamente os afluentes e os pontos de alagação. De acordo com o levantamento, desta segunda para terça, o nível subiu de 13,08 para os 14,23 metros. Há um plano de contingência montado, pronto para ser acionado em caso de alagação. Caso seja posto em ação, o plano envolve todas as secretarias, somando todos os esforços para auxiliar no trabalho de assistência aos atingidos. (Agência de Notícias do Acre)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation