Pular para o conteúdo

A 10 dias do prazo final, 28% dos acreanos não declararam o IR

A 10 dias do prazo final para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2010, 28% dos contribuintes acreanos precisam correr contra o relógio para evitar complicações com o Leão. Até ontem, mais de 32 mil já tinham entregue a declaração. A Receita Federal no Estado calcula em 55 mil o número de acreanos que se encaixam no perfil dos contribuintes que devem prestar contas com o Fisco. A data limite é 30 de abril.Fazenda
O preenchimento do formulário da declaração pela internet pode ser realizado a qualquer hora do dia e não há interrupções durante feriados ou finais de semana. O programa pode ser baixado pelo site da própria Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Já os contribuintes que não estão adaptados aos métodos mais modernos, podem usar o tradicional formulário em papel disponível nas agências dos Correios.

Outra opção são os disquetes encontrados nas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Pela internet ou pelo papel, o importante é evitar contratempos com a data limite. Nos últimos dias o site da Receita costuma ficar congestionado tão grande é a quantidade de acessos, impossibilitando muitos de carregarem o formulário vir-tual. Quem não cumprir o prazo está sujeito a pagamento de multa no valor de R$ 165,74.

Devem se acertar com o Fisco todos os contribuintes que tiveram rendimentos iguais ou superiores a R$ 17.215,08 durante todo o ano de 2009.