26 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

26 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Geólogos vão ajudar a desvendar “fenômeno” que abala ponte do Rio Caeté

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
24/04/2010 - 04:56
Manda no zap!CompartilharTuitar

O diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), Marcos Alexandre, informou ontem que ainda são desconhecidas as causas que provocaram o deslocamento de dois pilares da ponte sobre o Rio Caeté, na BR-364, sentido Sena Madureira/Manuel Urbano. “Nós estamos diante de um fenômeno raro da natureza”, disse Alexandre.

Segundo ele, uma comissão técnica formada por geólogos da Universidade Federal do Acre (Ufac) e engenheiros projetistas da obra irão fazer um estudo detalhado no local para saber o que realmente está acontecendo. Somente a partir desse trabalho será possível precisar se ocorreram falhas na execução do projeto ou de fenômeno da natureza, como suspeita o Deracre.

A ponte sobre o Rio Caeté foi inaugurada pelo governador Binho Marques (PT) em 25 de junho de 2008 e custou aos cofres públicos cerca de R$ 10 milhões. Os primeiros problemas começaram a aparecer no último dia 17, quando dois dos 14 pilares que dão sustentação a estrutura apresentaram movimento de cerca de 10 cm.

Para iniciar a intervenção no local, o Deracre interditou a ponte e construiu um desvio no local da antiga ponte do Caeté, de forma a garantir o fluxo de pessoas na rodovia federal. O problema é que apesar das providências adotadas a movimentação em direção ao leito do rio continuou acontecendo, chegando a totalizar 1m30cm.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

“Se fosse de concreto não tinha suportado, a sorte é que a estrutura é metálica”, garantiu Alexandre. Ontem, o diretor-presidente do Deracre reuniu a imprensa para falar sobre as providências que foram adotadas em relação ao caso.

As suspeitas de que se trata de fenômeno da natureza estão fundadas na existência em fissuras encontradas em toda margem do rio. Além disso, estudo preliminar detectou a necessidade dos pilares serem fincados a 20 metros de profundidade em decorrência da inconsistência do solo.

A parte da ponte abalada pesa cerca de 200 toneladas e ainda não despencou graças a amarras com cabos de aço feitas pelos homens do Deracre. A expectativa é que com a descoberta da causa do abalo uma intervenção definitiva possa ser mesma, mesmo que seja a reconstrução da obra.

Responsabilização da construtora
Preliminarmente, o diretor do Deracre acredita que os problemas registrados na ponte do Rio Caeté não estão relacionados à execução da obra, conduzida pela Construtora Cidade. Mas, segundo ele, o prazo para a responsabilização civil de uma obra é de cinco anos e que isso não está descartado. Informou ainda que a construtora já foi notificada acerca da situação e está ajudando na resolução do problema. 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Ossada humana é encontrada em igarapé

Próxima Notícia

Alunos do Vitória visitam prefeito Raimundo Angelim

Mais Notícias

Rio Branco e Epitaciolândia apresentaram os melhores índices de redução. Foto: Arquivo/Secom
1º destaque

Recém-nascido que foi declarado morto segue internado em estado grave, mas estável

26/10/2025
Foto: Ingrid Kelly/Secom
Destaques Cotidiano

Em Rio Branco, 12ª Corrida do Servidor Público reúne mais de 600 pessoas neste domingo

26/10/2025
Foto: Assessoria
Destaques Cotidiano

Inscrições para casamento coletivo seguem até 31 de outubro

26/10/2025
Foto: Arquivo/MPAC
2º destaque

Acre registra mais de 500 casos de violência doméstica em setembro; Rio Branco concentra metade das ocorrências

26/10/2025
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Destaques Cotidiano

13º salário de 2025: veja calendário de pagamentos para servidores e trabalhadores da CLT

26/10/2025
Festival na Terra Indígena Katukina - Foto: Marcos Santos/Secom
Geral

Você sabia que mais de 40 línguas são faladas no Acre? Entenda

26/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Alunos do Vitória visitam prefeito Raimundo Angelim

Categorias em greve promovem churrasco em frente ao Palácio

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre