Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Federal do Acre vem tergiversando para adotar o Enem (Exame do Ensino Médio) como critério para o ingresso em seus cursos. Com isso, causa desinformação e transtornos entre os estudantes.
Sempre se disse neste país que o Vestibular, como vem sendo realizado há décadas, não é o melhor método de avaliação para o ingresso nas universidades. Já foi chamado de “loteria” e outros adjetivos depreciativos.
Quando surge um novo método, valorizando a aplicação, o esforço dos estudantes é preciso que os educadores e, sobretudo, dirigentes de universidades públicas façam também um esforço para adotá-lo, corrigindo seus erros e aprimorando-o, sem receios.
Como as inscrições já estão abertas, é de esperar que os dirigentes da Ufac, através do Conselho Universitário, dirimam suas diferenças e tomem uma decisão para não prejudicar ainda mais os milhares de estudantes que precisam preparar-se para o ingresso na universidade.
De sua parte, os estudantes, através de suas entidades representativas, precisam também cobrar uma decisão da universidade saindo do marasmo em que se encontram.