Parece que o Acre não está tão livre de ‘anomalias’ no seu clima quanto se imaginava! Após sair de um ‘verão’ mais longo do que o normal, o Estado está sendo alvo de um fenômeno bem atípico para dezembro.
Segundo o meteorologista Davi Friale, a capital e boa parte dos municípios locais estão recebendo mais uma frente fria desde o amanhecer de hoje, terça (14). A frente terá mais força durante as madrugadas e deve durar 2 dias (até a noite de quarta, 15), sendo procedida por dias ensolarados na quinta.
A ‘friagem’ é apontada por Davi Friale como sendo de forte intensidade e deve vir junta de chuvas generalizadas e até vendavais.
Ainda assim, a sua maior particularidade é que ela pode bater o maior recorde de frio no mês de dezembro dos últimos 50 anos, quando foi registrado 14ºC. Isso não significa que a cidade será castigada com 1 ‘superfrio’. Na verdade, não será nem o maior do ano. Trata-se apenas de um frio histórico para o mês.
Conforme o pesquisador climático, a previsão do tempo indica temperaturas de 16ºC até 14ºC nos fins de noites de terça para amanhã.
Mais detalhadamente, hoje o dia deve ser marcado com pouco sol e muitas correntes de ventos, mantendo temperaturas abaixo de 25ºC.
Já a quarta deve amanhecer com mais raios solares, mas ainda se mantendo com temperaturas amenas, beirando os 27ºC. A noite, porém, o frio revigora novamente.
A partir da quinta-feira (16), devem se seguir dias secos e ensolarados, com boa chance de chuvas esparsas. Ainda durante a frente fria, as ocorrências de chuvas e ventanias são gerais, podendo ocorrer em qualquer parte do Estado e sobre intensidades imprevisíveis.
Apesar de ser pouco provável (como esta frente de hoje), ainda não dá para ter certeza se novos fenômenos semelhantes poderiam reincidir sobre o Acre neste mês, durante as festas de final de ano.