Tião Viana fala de plano de governo para o conselho da WWF-Brasil

Brasília – O governador Tião Viana fez ontem ao conselho da organização não-governamental WWF-Brasil, na capital federal, uma apresentação de seu plano de governo e as perspectivas do desenvolvimento sustentável do Acre com foco na industrialização de suas matérias-primas agroflorestais que vão gerar renda e empregos em favor de sua população.
WWF2604
Acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, e do presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Políticas Ambientais Sustentáveis (IMC), Eufran Amaral, que detalharam as ações e projetos que serão executados nos próximos quatro anos no Acre, o governador agradeceu a cooperação que o WWF (Fundo Mundial para a Vida Selvagem e Natureza) vem dando ao estado nos últimos 12 anos e disse esperar que essa parceria continue e se fortaleça ainda mais.

Além de manter os conselheiros da entidade informados sobre as políticas públicas que serão executadas no Estado pela atual administração, que se encaixa na estratégia de desenvolvimento sustentável definida para o Acre pelos governos da Frente Popular, a reunião na sede da WWF em Brasília se constituiu num evento preparatório da participação do governador Tião Viana na reunião anual do WWF internacional, prevista para ocorrer em junho deste ano em Londres, na Inglaterra.

Por governar um Estado com o qual o WWF tem amplas parcerias em favor da sustentabilidade soócio-ambiental amazônica, o governador foi gentilmente convidado pela entidade para ir a Londres participar na abertura do encontro internacional da entidade, considerada uma das maiores e mais importantes ONGs ambientais do planeta.

Em sua fala na reunião de ontem, o governador Tião Viana falou dos avanços dos governos de Jorge Viana e de Binho Marques e pregou a necessidade de parcerias na área de produção sustentável das riquezas florestais e agrícolas do Estado para que sejam gerados mais renda e mais empregos necessários para a população acreana, o que vai permitir que o Acre continue dispondo de sua rica biodiversidade florestal.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Edgard de Deus, no Acre, o governo Jorge Viana promoveu a parte estrutural, o governador Binho Marques avançou na questão social e o atual governo de Tião Viana vai avançar na estratégia do desenvolvimento sustentável com foco na industrialização e na utilização de cadeias produtivas. “Vamos continuar na parceria com o WWF porque se trata de uma rede mundial que envolve conservação e o uso sustentável dos recursos da biodiversidade”, assinalou Edegard de Deus.

Objetivos estratégicos
São 6 os objetivos estratégicos do plano de governo da atual administração do Acre, todos destinados a aprofundar o projeto de desenvolvimento sustentável do Estado. Um dos objetivos estratégicos é o crescimento da economia com  desenvolvimento humano e conservação dos recursos ambientais.
Outros objetivos se destinam a ampliar fortemente a participação da indústria no valor adicionado da economia e consolidar a economia de base florestal. Também são objetivos estratégicos assegurar o suprimento de matérias-primas agrícolas à indústria e a melhoria do abastecimento interno de alimentos, além de garantir educação, saúde, segurança e outros serviços básicos de qualidade para todos. Um sexto objetivo é ampliar a emancipação econômica das comunidades locais. (Agência Acre)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation