Um bom indicador

A se considerar que um dos indicadores mais corretos para se avaliar o desempenho do sistema de Segurança Pública é a queda do índice de homicídios, o atual Governo vai bem neste quesito. Como se divulgou ontem, nos últimos seis meses, houve uma redução de 37,9%, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública.

Isso significa também que, a despeito dos inúmeros problemas que ainda persistem, houve uma melhoria nos demais setores, considerando que as causas da criminalidade têm suas raízes na questão social.

O nível de qualidade de vida de uma cidade, uma comunidade, um Estado ou país não se mede pelos presídios superlotados. Ao contrário, deve ser medido, em primeiro lugar, pela preservação da vida, pelo grau de satisfação das necessidades básicas da população, pela Educação, Saúde, a oferta de oportunidades de trabalho. E é isso que se deve buscar sempre – governos e a sociedade, cada qual assumindo suas responsabilidades.

Nesses dias em que o Governo anuncia grandes investimentos, permeados de muitos milhões de reais, em vários setores da economia, é preciso não perder de vista nunca essas prioridades. Do contrário, serão apenas mais obras de concreto frio. 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation