Ação está no âmbito do Programa Ruas do Povo e prevê investimento de R$10,9 milhões
O prefeito Raimundo Angelim e o presidente do Comitê Gestor do Programa Ruas do Povo, Marcos Alexandre, lançaram nesta sexta-feira, 11, pacote de obras de saneamento na Baixada da Sobral para instalação de 2,6 quilômetros de rede de esgoto que beneficiará diretamente 11 bairros. A obra, de R$10,9 milhões, é do Governo do Estado e será conduzida pelo Departamento de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa), Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) e Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) os três integrantes do Comitê do Ruas do Povo. “Com esta parceria é a população que sai ganhando”, disse o prefeito.
Angelim, Marcos Alexandre e os presidente do Depasa e Emurb, respectivamente Gildo César e Jackson Marinheiro, realizaram uma caminhada pela Estrada da Sobral anunciando a chegada da obra que irá garantir esgotamento sanitário para milhares de famílias da região. O grupo cumprimentou moradores explicando como serão os trabalhos. A obra na Estrada da Sobral tem o prazo estimado de duração de dois meses e funcionará em dois turnos, dia e noite, para causar um menor impacto na vida dos moradores da região e de quem circula pela via. “Esta obra de saneamento vai beneficiar 16 bairros e gerar pelo menos 50 empregos. No total, com o trabalho de pavimentação, o programa Ruas do Povo deve gerar 600 postos de trabalho na região”, disse Gildo César.
A Baixada da Sobral é completamente diferente do que foi há dez anos: hoje, um local cheio de esperança e berço daquelas que estão entre as mais importantes experiências e investimentos da gestão municipal da Frente Popular do Acre, como o Restaurante Popular e a Academia da Comunidade ao Ar Livre, o Teatro Barracão, Mercado Luiz Galvez e muito mais. “Este nosso trabalho une a experiência do Deracre, Emurb e Depasa com o que há de melhor para levar em asfalto e saneamento”, disse o presidente do Comitê, Marcos Alexandre.
O Depasa irá construir um sistema emissário para transportar o esgoto até a estação de tratamento do São Francisco.
Moradores acreditam em melhorias
A reposição do pavimento será realizada pela Emurb à medida que a obra avança para que os transtornos sejam diminuídos. Durante o dia o tráfego estará liberado em meia pista e durante a noite reduzido ou bloqueado. “Os trabalhos começam a partir de segunda-feira. A Emurb estará presente fazendo o que é de sua competência”, declarou o presidente da Emurb, Jackson Marinheiro.
Os moradores puderam tirar algumas dúvidas com o prefeito e demais autoridades. A dona de casa Margarida da Silva Souza, moradora do número 1127 da Estrada da Sobral, quis saber sobre a situação de seu quintal, sempre invadido pela água quando chove. Marcos Alexandre e o presidente da Emurb esclareceram que será feito um trabalho para que esse problema acabe e não cause mais transtorno a nem um morador. “Acredito que irá ficar bom, sim”, disse Margarida.
Manuel Rodrigues de Lima é vendedor de picolé aos 72 anos. Ele mora no Palheiral e a Estrada da Sobral é um dos caminhos que percorre diariamente com o carrinho de sorvete. “Moro aqui há quase trinta anos e sempre tenho visto que está melhorando”, disse. (Ascom PMRB)