Requerimento encaminhado nesta terça-feira 8, à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados pelo deputado Taumaturgo Lima (PT-AC) solicita a inclusão na pauta da Ordem do Dia do Projeto de Lei (PL 1033/2033) que institui o salário adicional de periculosidade para os vigilantes e empregados em transportes de valores em todo o país. Ele pediu prioridade na votação, pois há muito tempo esses profissionais aguardam com muita expectativa a aprovação desta lei.
De acordo com o deputado acreano, a proposta objetiva o reconhecimento como perigosa a atividade de vigilância ou transporte de valores, passando o empregado que a exerce a ter direito a uma remuneração adicional de 30% sobre o valor do salário dele, a título de adicional de periculosidade. Para que a proposta possa ser aplicada em benefícios desses profissionais falta apenas a votação e aprovação da matéria no Plenário da Câmara.
A solicitação do deputado Taumaturgo Lima enviada à Mesa Diretora atende pedido formulado pelos sindicalistas Charles Oliveira e Raimundo Nonato, do Sindicato dos Vigilantes do Acre, e Camilo Mota, do Sindicato dos Vigilantes do Pará. Segundo eles, a medida beneficia centenas de trabalhadores que exercem essa profissão nos dois estados.
“Vou me empenhar pela aprovação desta matéria na Casa para que seja finalmente reconhecido legalmente o perigo desta atividade e que esses profissionais passem a ter direito a um salário mais humano” – disse o parlamentar. (Assessoria)