Fetac comemora Dia Mundial do Teatro em semana especial com peças e debates

FetacApaguem-se as luzes e fechem-se as cortinas porque hoje, terça-feira, 27 de março, é o Dia Mundial do Teatro. O mundo inteiro comemora a magia teatral e o Acre não poderia ficar de fora desta festa. Para celebrar a data, a Federação do Teatro do Acre (Fetac) lança a partir de hoje até sexta-feira, 30, a ‘Semana do Teatro’ na Capital do Estado. Serão 4 dias de calorosos debates sobre o teatro acreano e, é claro, muitas apresentações.

De acordo com o artista Dinho Gonçalves, do Grupo do Palhaço Tenorino (GPT), a data é muito especial porque se trata de uma oportunidade única de não só levar uma amostra da produção teatral acreana para a sociedade, como também de debater a fundo os temas de maior destaque na área. “O teatro é uma atividade rica, sem igual e que sempre vai existir, porque ela parte de uma necessidade grande do homem de sentir e poder expressar o que se sente. Por isso, a Fetac não podia deixar esta data passar em branco”.

Hoje, a semana começa com o café teatral, às 9h, na Fetac. Às 10h, atores, diretores e outros amantes do teatro se reúnem no Senadinho, Centro da cidade, para fazer o que chamam de ‘O Primeiro Ato’ (um ato público com muita liberdade para chamar a atenção da sociedade local sobre o valor do teatro). Às 15h, o GPT apresenta a peça ‘A Menina e o Palhaço’. Às 16h, o grupo Arte Vida dá vida à peça ‘A Paixão e a Sina de Mateus e Catirina’. O dia termina às 17h, com a ‘Comédia Del’Acre’, da Cia Visse Versa.

Amanhã (28), serão interpretadas, simultaneamente, as peças ‘Desencaixotando Nós’ (também da Cia Visse Versa, no C.C. Thaumaturgo Filho) e ‘Maroquinhas Fru-Fru (do grupo Garatujá, no teatro Hélio Melo), à 17h. Na quinta (29), a programação começa às 16h, com as peças ‘Quem é o Rei’ (do GPT, no Sesc) e ‘Arte e Vida na Educação do Trânsito’ (do Arte Vida, no teatro Barracão). À meia-noite de quinta vai haver, ainda, um ensaio aberto para a classe teatral, denominado ‘A Serpente’, no Teatro de Arena do Sesc.

Na sexta (30), a semana será encerrada com a peça ‘A Mais Forte’ (do Grupo Ânima, às 20h, no Sesc) e com a Festa Dionisíaca, às 21h, no Casarão. A festa promete ser digna de um ‘Ato Final’ da semana porque será à fantasia, tendo como foco a liberdade inerente ao teatro.     

Comemoração desde 1961 – O Dia Mundial do Teatro é comemorado em 27 de março desde 1961. A data foi instituída pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), em alusão à tal dia ser o da inauguração do Teatro das Nações, em Paris. O teatro surgiu de reuniões de pessoas em rodas de fogueira para se aquecer. Um rapaz do grupo teria se levantado e feito representações com as imagens que se formavam da fogueira. Desde os tempos das cavernas até os dias atuais, o teatro atravessou os séculos, levando muita diversão e drama para a vida de milhões de pessoas. Por isso, há tantas razões para comemorá-lo.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation