“Os estados estão financiando a União”, afirma deputado Tchê

O governador Tião Viana vai participar do encontro que marcará o início da Campanha pelo Fortalecimento do Pacto Federativo que será realizado em Rio Branco, entre os dias 13 e 16 de abril. A dívida dos estados com a União está entre os temas que serão discutidos durante o evento, que contará ainda com a participação de presidentes de Legislativos de vários estados, deputados federais e outras autoridades.
Tchê
Organizado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o movimento venha ganhando força em todo país, com a adesão de parlamentares de vários estados.

Durante o encontro, o presidente da Unale, deputado estadual Luiz Tchê (PDT), vai apresentar a proposta do “perdão” das dívidas dos estados com a União. Ele lembra que em 2011 o Governo Federal recebeu mais de R$ 13 bilhões dos estados.

“Na verdade os estados estão financiando a União. Por isso, queremos propor uma ampla discussão sobre o tema. Não consideramos justo que os estados deixem de fazer investimentos para pagar essa dívida. O Brasil já perdoou a dívida de outros países, porque não pode pensar numa forma desse dinheiro ser usado para novos investimentos por parte dos governos estaduais?”, argumentou.

Para a Unale o Governo Federal precisa olhar com mais carinho para a dívida de estados pequenos como Acre, Amapá e Roraima, por exemplo, que enfrentam dificuldades para pagar suas dívidas.
Tchê lembrou que a participação do governador Tião Viana será importante, pela sua experiência como gestor público e como político, pois foi senador e participou de decisões importantes para o Brasil.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation