11 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

11 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Governo recepciona haitianos no Parque de Exposições

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
12/04/2012 - 04:52
Manda no zap!CompartilharTuitar

Hatianos-12222Alívio, alegria e gratidão eram os sentimentos relatados pelo primeiro grupo de haitianos que chegou ao abrigo montado pelo Governo do Acre no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, na madrugada de quarta-feira, 11. Durante a estadia estimada em 15 dias, o grupo contará com serviços de alimentação, higiene, acesso a internet, vacinação e vários tipos de exames e atendimento médico.

O primeiro grupo a chegar à Capital é formado por 32 pessoas – as mulheres são a maioria. Desses, apenas dois entendem o português e o espanhol e ajudam na comunicação entre os estrangeiros e a equipe formada para atendê-los. Na administração, a Diretoria de Humanização da Fundação Elias Mansour (FEM), com o apoio da Secretaria de Habitação (Sehab), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e Polícia Militar do Acre.

“Esta é uma ação solidária do Governo do Estado com os haitianos, dando um tratamento digno a essas pessoas, que já sofreram bastante durante o período que aguardavam a liberação da fronteira no Peru. Aqui serão garantidos, além do alojamento, acesso à alimentação, saúde e documentação necessária para que eles possam seguir viagem em busca de oportunidades de trabalho”, destaca a diretora de Humanização, Elineide Medeiros.

Ela acrescenta que até domingo é esperada a chegada de mais 200 haitianos, que já  foram cadastrados pela Polícia Federal em Epitaciolândia. Ainda será realizado um cadastro socioeconômico para identificação da mão-de-obra, tendo em vista a manifestação de interesse para a contratação dessas pessoas por empresas de outros Estados. “É um grupo com especialidades diversas, tem havido uma busca relevante por parte das empresas, interessadas nessa contratação. Essa mediação tem sido feita pela Sejudh, e todo esforço está sendo concentrado para que a passagem dos haitianos pelo Estado seja realizada da melhor forma”, pontua.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Liberação da fronteira
Os estrangeiros estavam há três meses aguardando liberação da Presidência da República do Brasil na fronteira do Peru com a Bolívia. Segundo informações da Sejudh, a entrada foi restringida a esse grupo até que os ajustes a respeito das questões diplomáticas fossem realizados. O decreto federal de janeiro de 2012 autoriza a entrada de estrangeiros legalizados no país. A decisão visa proteger os haitianos da exploração por “coiotes” e exposição a condições subumanas durante o traslado até a fronteira com o Acre.

A partir de agora, a legalização dos haitianos poderá ser feita na embaixada brasileira da capital do Haiti, Porto Príncipe, evitando, assim, diversos transtornos. Por mês será realizado o cadastro de 100 pessoas que desejarem sair do Haiti com destino ao Brasil. Essa notícia alegrou o grupo que já residia no Brasil e ainda tem parentes em seu país de origem. (Lyslane Mendes/Assessoria Humanização)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Governo e Federação do setor produtivo e moveleiro procuram abrir portas no mercado europeu

Próxima Notícia

Angelim visita obras de UBS no Defesa Civil

Mais Notícias

Foto: Divulgação
6º destaque

Janeiro Branco: psicólogos do Acre alertam para 5 sinais de que sua saúde mental precisa de atenção; VÍDEO

11/01/2026
Jovem morre após acidente de motocicleta em via do Raimundo Melo em Rio Branco
2º destaque

Jovem morre após acidente de motocicleta em via do Raimundo Melo em Rio Branco

11/01/2026
Foto: Reprodução/Redes sociais
Geral

Prefeito elogia embalagem de café Bocalom e diz que produto pode virar item de decoração: “se destaca”

11/01/2026
Foto: Luis Lima Jr./Fotoarena
Destaques Cotidiano

Imposto de Renda 2026: quem fica livre do leão e quem ainda precisa declarar

11/01/2026
Foto: Walcimar Júnior
5º destaque

Rio Acre sobe quase 1 metro em 24 horas em Rio Branco, aponta Defesa Civil

11/01/2026
Foto: Juan Vicent Diaz
Geral

Mais de 5 mil candidatos fazem vestibular de Medicina da Ufac neste domingo

11/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Angelim visita obras de UBS no Defesa Civil

Vagas para defensores serão destinadas ao interior do Estado

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre