Prefeito Angelim implanta atendimento em tempo integral na escola Francisco Oiticica

PrEFFFO prefeito Raimundo Angelim  inaugurou ontem, o Atendimento em Tempo Integral na escola municipal Francisco de Paula Oticica Filho, no bairro da Bahia Nova, na Baixada da Sobral, e também abriu as atividades do programa Saúde na Escola, que marcou o Dia da Família na Escola.  O Tempo Integral tem como objetivo  proporcionar o desenvolvimento, com equilíbrio,  das diversas potencialidades dos alunos nos aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais, além da ampliação e humanização do espaço da sala de aula e vincular as atividades pedagógicas às rotinas diárias  de alimentação, higiene, recreação e estudos complementares. O horário de atendimento é das 8h às 12h  com disciplinas da base nacional comum; das 12h às 13h30: banho, almoço, escovação de dentes, repouso (para alunos do 1º e 2º anos. Os demais almoçam em casa e retornam às 14h); das 14h às 17h15 é aplicada a parte diversificada e o programa Mais Educação.  

Sobretudo, a proposta é  aumentar o aprendizado dos alunos por meio da ampliação do tempo diário de permanência na escola, com prio-ridade para o atendimento de crianças  em áreas de vulnerabilidade social e com a participação da comunidade escolar no acompanhamento de seus resultados.

O ato, ocorrido conjuntamente à realização de mais uma edição  do programa Saúde na Escola, contou com  presença do diretor de ensino da Secretaria de Estado da Educação, Josenir Calixto, que representou o secretário Daniel Zen, além dos secretários municipais Osvaldo Leal, da Saúde, e Márcio Batista, da Educação. “A formação plena é a garantia de um futuro melhor para nossas crianças”, disse o prefeito.

A Francisco Oiticica é a  primeira escola a receber o programa. No currículo pedagógico consta,  pela manhã, de aulas de todas as disciplinas tradicionais. No período  da tarde, são oferecidas oficinas culturais (dança, música,  ensino de espanhol,  capoeira), e atividades esportivas. Inclui-se  também orientação à pesquisa e aos estudos, aulas de resolução de problemas matemáticos, hora da leitura, aulas de informática, práticas em salas ambiente de ciências físicas e biológicas, práticas de educação ambiental e qualidade de vida.

Com o programa, criaram-se oportunidades reais para que a escola pudesse efetivamente garantir aos alunos melhor aprendizagem; para que o aluno  pudesse desenvolver-se como pessoa e cidadão, progredindo nos estudos, superando obstáculos e enfrentando desafios. A implantação progressiva da escola de tempo integral, prevista na legislação educacional, é uma necessidade imperiosa pelas conse-quências positivas para o desenvolvimento integral das crianças e jovens, especialmente quando se trata de alunos de áreas de maior vulnerabilidade social. “Os resultados são fantásticos porque além de melhorar o rendimento dos alunos os livras de coisas como a prostituição, drogas e outros males”, observou Márcio Batista. (Ascom PMRB)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation