Tião entrega silo graneleiro a produtores da Transacreana

SilooooCapacidade para 60 mil sacas de milho num investimento de R$ 2,5 milhões para atender uma população de mil produtores rurais. O silo graneleiro da Transacreana entregue pelo governador Tião Viana na tarde de ontem, 11, é mais que uma unidade para beneficiamento de milho: é a realização de um antigo sonho dos trabalhadores da região.

A Transacreana vem ganhando espaço como uma das maiores regiões produtoras de milho do Estado. O governador Tião Viana reafirmou, durante a solenidade o cumprimento de outro compromisso: a fábrica de flocos de milho. “E mais tarde, porque não, uma fábrica de óleo de milho? As possibilidades são muitas e havendo produção tem como existir indústrias para beneficiar o que é produzido. Aqui nós veremos o surgimento de uma nova classe média rural e esses investimentos consolidam o nosso compromisso com um Acre que produz, que se esforça. A Transacreana tem um novo destino daqui pra frente”, disse o governador Tião Viana.

Sem o silo, os produtores transportavam os grãos para Vila Campinas, Senador Guiomard e até para Boca do Acre, pagando pelo transporte e encarecendo o preço final do produto. “A gente perdeu muito dinheiro. Andava muito com esse milho pra poder armazenar. Hoje a gente tá estocando no quintal de casa. É uma maravilha. Pra gente isso é bom demais, sem contar que, agora a gente tem um produto melhor: mais limpo e mais valorizado. A qualidade é muito superior e não fica devendo nada pro milho que vem do Mato Grosso. Agora a gente tá em pé de igualdade”, disse o produtor Carlos Alberto Mandroti, há 17 anos na Transacreana.

Segundo o secretário de Agricultura e Pecuária, Mauro Ribeiro, o silo faz a recepção do grão, a pré-limpeza, limpeza secagem e armazenamento, além de oferecer a opção de entregar o produto ensacado. Hoje o silo já conta com mais de 30 mil sacos armazenados. “E nós só não vendemos essa produção ainda porque estamos segurando o produto pra melhorar o preço. Mas comprador não falta e não estamos com problema de mercado.

Nosso produto tá com uma qualidade muito boa por conta da limpeza que é feita. O governador Tião Viana foi homenageado hoje pela cooperativa porque ele cumpriu a palavra e tem compromisso com o produtor rural”, acrescentou o presidente da Cooperativa de Produtores da Transacrea (Coopermat), José Augusto.

Os recursos são do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “A tecnologia empregada segue o mesmo padrão tecnológico empregado em outras regiões do Brasil e o silo foi construído para atender todos os produtores da Transacreana”, explica Ribeiro. (Agência Acre)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation