Perpétua garante aprovação de acordo sobre madeira tropical

O Acordo Internacional de Madeiras Tropicais, costurado em Genebra entre o governo brasileiro e a Organização Internacional de Madeiras Tropicais, foi aprovado esta semana na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, em reunião do colegiado sob a presidência da deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC). O texto, encaminhado ao Congresso Nacional pelo Poder Executivo, é aprovado exatamente na semana em que foi inaugurado o Parque Industrial Florestal de Cruzeiro do Sul, uma cidade que, lembra a deputada, “ tem acentuada vocação madeireira e que, com os padres católicos que vieram da Alemanha, aprendeu a fazer  as mais belas peças de madeira do Acre”

O acordo promove a inclusão social e a geração de emprego e renda aos povos da floresta a partir do uso estritamente sustentável dos recursos naturais e incentivo ao manejo florestal comunitário. Fátima Oliveira, presidenta do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Acre, entusiasta da proposta, disse que o texto aprovado impulsiona a vocação do estado acreano para o setor e sua notoriedade no mercado internacional alcançada nos últimos anos.

“Estávamos no aguardo desta boa notícia. A tendência é o fortalecimento da economia de base florestal do Acre, sem dúvidas”, afirmou ela ao parabenizar a deputada Perpétua Almeida pela articulação política no Congresso Nacional em favor do acordo. Fatima também preside a Associação das Indústrias Manejadoras.

“Lutei durante os últimos meses por esta aprovação. Devemos continuar lutando para que os produtos e serviços florestais sejam produzidos de maneira sustentável.Esta tendência reflete a preocupação mundial pela proteção da biodiversidade e prevenção aos efeitos das mudanças climáticas”, afirmou a deputada. (Assessoria)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation