A Companhia Nacional de Abastecimento (a Conab) vai fiscalizar os armazéns que guardam os alimentos enviados de programas federais no Acre em dezembro. A vistoria nos armazéns acreanos faz parte da segunda fase da 9ª rodada de fiscalizações dos estoques governamentais. Esta iniciativa da Conab serve para verificar se todos os produtos de programas da União, como o Aquisições do Governo Federal (AGF), Contrato de Opção, da agricultura familiar e do Fome Zero, estão sendo devidamente armazenados pelos governos estaduais.
Ao todo, os 64 fiscais da Conab que estão envolvidos nesta operação fiscalizadora vão vistoriar mais de 2,7 milhões de toneladas de produtos em armazéns de 24 estados. Os principais alimentos estocados a serem inspecionados são: arroz, feijão, trigo, milho, sisal, sacaria, etc.
A primeira fase da 9ª edição da fiscalização de armazéns da Conab começou desde ontem, dia 19, e de se estender até o próximo dia 8 de dezembro. No caso do Acre, o órgão vai fazer as vistorias nos armazéns locais na segunda fase da investida, que acontecerá a partir do dia 10 de dezembro e vai até o dia 20. Além do Acre, os fiscais da Companhia também vão fiscalizar os estoques de Rondônia, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí.
A fase atual da operação (a primeira) engloba os estados da Bahia, Sergipe, Espírito Santo, Goiás, Brasília, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Tocantins e Roraima.
Vale destacar que esta empreitada da Conab é um trabalho anual, que consiste em verificar a quantidade dos alimentos armazenados, a qualidade e as condições em que eles estão nos armazéns – que precisam (mesmo sendo de empresas privadas) atender exigências específicas do Governo Federal para os receberem. (Com informações da Assessoria Conab)