X

Acre tem a maior ‘friagem’ dos últimos 20 anos, segundo pesquisadores

 Muitos duvidaram, mas a ‘friagem’ chegou e veio com potência. Na madrugada de ontem, Rio Branco registrou a temperatura de 7,5°C, com sensação térmica de -3°C abaixo de zero, devido aos ventos com velocidade acima de 40 km/h. A informação foi repassada pelo pesquisador meteorológico Davi Friale. Em Brasiléia e outras áreas de fronteira com a Bolívia, os termômetros chegaram a marcar mínima de 6,5ºC.

 Nestes dias, Rio Branco está entre as capitais mais frias do Brasil, segundo o Portal Climatempo. Ontem, os termômetros registraram a manhã mais fria dos últimos 3 anos, atingindo 8°C e sensação térmica de 4°C, às 7h, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

 Especialistas já consideram esta a maior friagem dos últimos 20 anos do Acre. Desde 1990, a temperatura não ficava abaixo dos 10°C no Estado.

 Em algumas periferias de Rio Branco, como no bairro Sobral, teve até gente que usou da criatividade para se proteger do frio, na manhã e tarde de ontem. Moradores fizeram fogueiras com madeira empilhada no meio da rua. Uma cena inusitada.

 Segundo Davi Friale, a menor temperatura já registrada pelos pesquisadores no Acre ocorreu em 1975, quando a mínima chegou a aproximadamente 6ºC. Neste período, a friagem teve a duração de 2 semanas ininterruptas.

 E a expectativa é de que o frio continue intenso hoje. De acordo com as previsões, a friagem pode durar até amanhã. Após isso, as temperaturas devem subir bastante.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: