Pular para o conteúdo

Eduardo Farias propõem construção de barragem no Rio Acre em Seminário

edufarias 
O gabinete do deputado Eduardo Farias (PC do B) realizou na manhã de ontem, 09, um seminário no auditório da Aleac para discutir saídas para viáveis para a problemática ambiental enfrentada pelo Rio Acre. De acordo com o parlamentar, o Seminário Todos pelo Rio Acre, é o primeiro passo para a construção de propostas sólidas.

“Precisamos olhar esse Rio com carinho. Estamos aqui acumulando o debate sobre o Rio Acre. Trouxemos aqui técnicos que falarão sobre as questões históricas.  Abordaremos, principalmente, a questão dos afluentes e nascentes além da preservação das  matas ciliares”, disse o parlamentar comunista.
 O parlamentar falou, ainda, sobre a sua proposta de criar barragens no Rio Acre. Segundo Farias, as eclusas evitarão o desabastecimento de água no verão amazônico e as enchentes no período invernoso.

“A partir das falas, do conhecimento dos nossos palestrantes, estamos propondo a construção de uma barragem de 7 a 10 metros. A barragem vai contribuir para evitarmos as cheias no inverno e as secas no verão”, ressaltou Eduardo Farias.

 Na última quarta-feira, 07, foi comemorado o Dia do Rio Acre. A data instituída por Lei Estadual tem por base não apenas ser uma data simbólica, mas trazer ao debate a questão da preservação do manancial mais importante do Estado, uma vez que o manancial abastece os maiores centros urbano do Estado.

O deputado estadual ressaltou que já manteve conversa com o governador Tião Viana (PT) sobre a proposta da construção das eclusas. De acordo com ele, o governador mostrou-se sensibilizado com a ideia, entretanto, é necessário um estudo mais aprofundado para ver os possíveis impactos ambientais, sociais e econômicos que as eclusas podem trazer.