8 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

8 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Unidade socioeducativa recebe um dos profissionais do Mais Médicos

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
04/10/2013 - 15:49
Manda no zap!CompartilharTuitar

Chegou nesta quinta-feira, 3, um profissional do Programa Mais Médicos à unidade de Saúde para adolescentes em conflito com a lei, localizado dentro do Centro de Apoio à Semiliberdade, ao Egresso e Família (Casef) em Rio Branco. O clínico-geral Antonio Silva de Castro, que é brasileiro formado em Cuba, realizou, em seu 1º dia de trabalho, uma avaliação à estrutura do local.

Antes da chegada de Antonio à unidade, um médico da Secretaria Municipal de Saúde realizava atendimentos aos socioeducandos uma vez por semana. No entanto, a demanda era muito maior e carecia de mais atenção.

Atualmente, 244 adolescentes cumprem medida de internação e 95 de semiliberdade no Estado. Segundo o chefe da Divisão do Meio Fechado do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Leonardo Carvalho, toda a população socioeducativa será beneficiada com este reforço. “Nosso posto de saúde é altamente estruturado com farmácia, enfermaria, ambulatórios, sala de odontologia, dentre outros. A vinda desse profissional do Programa Mais Médicos irá fortalecer o atendimento”, comemora.

O clínico-geral Antonio Castro viveu no Amazonas até os 10 anos, quando a família decidiu morar no Acre. Concluiu o 2º grau no Estado e, quando teve a oportunidade, não pensou 2 vezes em ir cursar Medicina em Cuba. “Era um sonho antigo. Fiz 1 ano de curso preparatório e só então fiquei”, afirma.

O médico se formou em 2006 e ainda assim enfrentou dificuldades para conseguir o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM). “Só revalidei em 2008, depois que a minha mãe morreu. Fui para Santa Catarina fazer a complementação curricular e só há 3 anos consegui pegar o meu CRM”, relata.

Em 2010, Antonio Castro teve uma experiência como médico temporário do antigo Centro Socioeducativo Acre, onde funciona o atual Casef. Portanto, a experiência em trabalhar com adolescentes em conflito com lei não será novidade. “Lembro que alguns vinham com frequência ao consultório. Às vezes, não tinham nenhum problema, mas queriam conversar, sair um pouco das alas”.

Segundo o médico, além de cuidar da saúde primária, o seu principal foco na unidade será tratar os jovens com vício em drogas. “Ainda preciso visitar os dormitórios, conhecer a realidade do local para tomar algumas providências em relação à saúde deles. Devem ter os que possuem problemas com entorpecentes. Vamos conversar sobre o assunto, porque é algo sério, que demanda atenção. A maioria comete crime de violência em função do vício ou envolvimento com a droga”, afirma.

Antonio assinou contrato para atuar por 40h semanais no Centro, sendo 32h de trabalho e 8h de estudo, de acordo com as regras do Mais Médicos.

O próximo passo do ISE é abrir os atendimentos da unidade de saúde socioeducativa também à comunidade. Uma forma de utilizar melhor o espaço e o serviço.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Médicos brasileiros formados no exterior devem informar número do registro profissional
A partir desta quinta-feira, 3, os médicos brasileiros formados em outros países que desejarem se inscrever no cadastro online da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) deverão informar o número do registro profissional do país de formação (correspondente ao CRM no Brasil). Os formados que não possuírem o registro deverão se inscrever no campo “médicos formados aguardando documentação”.

Quem já efetuou o cadastro receberá um e-mail da Sesacre solicitando que informe se possui ou não o registro. A exigência servirá para separar o cadastro de profissionais que já têm o documento dos que não têm, para que o Governo do Estado, juntamente à Sesacre e às bancadas parlamentares estadual e federal, possa buscar um convênio com os países de origem dos profissionais, a fim de diminuir o tempo de emissão da documentação.

O cadastro estadual de médicos e estudantes de medicina brasileiros, formados e em formação no exterior, vai até o próximo dia 16, no site da Sesacre (www.saude.ac.gov.br). A lista de inscritos serve de base para que o governo busque, via Ministério da Saúde, a contratação de profissionais para trabalhar no Acre, pelo programa Mais Médicos. (Assessoria Sesacre)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Governo Federal implanta Programa Nacional de Banda Larga e melhora internet no Acre

Próxima Notícia

Por 13 a 3, Câmara de Rio Branco aprova projeto e congela passagens de ônibus

Mais Notícias

Foto: Assessoria CCZ/ Arquivo Pessoal
Geral

Abrigo municipal tem 65 cães e gatos disponíveis para adoção em Rio Branco; veja como adotar

08/01/2026
Foto: Divulgação
4º destaque

Comédias chegam ao cinema de Rio Branco com estreias para adultos e crianças; veja programação

08/01/2026
URGENTE: Motociclista de aplicativo morre após colisão com caminhão na BR-364, em Rio Branco
2º destaque

URGENTE: Motociclista de aplicativo morre após colisão com caminhão na BR-364, em Rio Branco

08/01/2026
Foto: Sabinevanerp/ Pixabay
5º destaque

Em uma semana, Acre registra mais de 100 violações de direitos humanos; agressões psíquicas e físicas lideram casos

08/01/2026
O Acre deverá subir a média de suas temperaturas máximas até 2030 .Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles
3º destaque

Acre registra máximas de até 35°C e pode aquecer mais 1,3°C até 2030, aponta estudo

08/01/2026
Foto: Assessoria
Geral

ABDI investe R$ 5 milhões para ampliar Complexo Industrial de Beneficiamento do Café do Juruá com nova unidade em Cruzeiro do Sul

08/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Por 13 a 3, Câmara de Rio Branco aprova projeto e congela passagens de ônibus

Denílson Segóvia assume liderança do PEN na Aleac

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre