Pular para o conteúdo

Detran altera tempos de semáforos após mudança de horário

 Com a volta do horário antigo, houve uma mudança na rotina dos acreanos, inclusive no que diz respeito ao trânsito. O decréscimo de uma hora demanda por parte do Detran a realização de mudanças no tempo dos semáforos, visando diminuir o impacto dessas alterações da rotina nas ruas da capital. A autarquia deve finalizar o serviço em todos os semáforos da cidade de Rio Branco nos próximos dias.

 De acordo com o diretor de operações do Detran, Ítalo Medeiros, a medida é necessária, porque os semáforos têm sua programação online, que é atrelada a determinado fuso horário. “Na realidade, não é somente atrasar o tempo dos aparelhos em uma hora para manutenção do tempo adequado nos horários de pico. É necessário mudar do quarto para o quinto fuso do país. Então, necessariamente vamos configurar novamente todos os aparelhos”, afirma.

 Uma dessas mudanças de comportamento, de acordo com Medeiros, que deve acarretar o aumento no fluxo, pode ser observada nos pais, que estão passando a buscar seus filhos nas escolas ou deixar nas universidades, no fim da tarde, ao invés de permiti-los ir a pé  ou de ônibus. “Isso representa mais carros circulando nas ruas, aumentando assim o fluxo de veículos nas ruas da cidade. Por esse motivo, necessitamos fazer realizar intervenções”, conta.

 Medeiros salienta ainda que a população pode sempre sugerir outras alterações que venham a beneficiar o trânsito. “As pessoas têm vários canais para comunicação com o Detran, como a ouvidoria web, no site do Detran, o Facebook e o Twitter, por meio do qual podem dar sua contribuição. As sugestões recebidas são repassadas ao setor competente, que verifica a viabilidade de execução”, relata.