Pular para o conteúdo

Antônia Sales defende que milhas aéreas sejam destinadas para pacientes do TFD

antonia-destaqueA deputada Antônia Sales (PMDB) sugeriu ao Executivo que o saldo de milhas de gerada pelas passagens áreas adquiridas pelo Estado e pela Aleac sejam destinadas ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD). De acordo com ela, muitos pacientes estão vindo de Cruzeiro do Sul para a Capital de ônibus, em viagens ‘cansativas’. Ela lembrou, ainda, o veto ao Projeto de Lei 11/2007, aprovado de sua autoria, que instituía a destinação das milhas.

“O governo, à época, argumentou que o nosso projeto deveria partir dele, e vetou o que votamos aqui. Hoje estamos vendo muitas pessoas do TFD vindo de ônibus porque não tem passagens áreas. Vou ficar de olho. É um projeto que salva muitas vidas”, argumenta a deputada peemedebista.

Ainda de acordo com Antônia Sales, a medida é necessária, pois trará uma economia para os cofres públicos e permitirá que pacientes não tenham de enfrentar a BR-364 em viagens demoradas, principalmente no perío-do invernoso.

O Rio Grande do Sul é um dos estados que trabalha com o sistema de milhas na administração pública em que são destinadas à Saúde. As milhas oferecidas pelas companhias aéreas são uma forma de prêmio que se acumula a cada viagem efetuada. Depois de acumular um número mínimo de milhas, o passageiro pode trocar por um trecho gratuito de outra viagem.

A parlamentar tratou deste tema ao apresentar o projeto de lei que institui o mês de outubro como Outubro Rosa, ou seja, um mês dedicado para a intensificação de campanhas dedicadas à Saúde da Mulher.