Passageiros dos ônibus, que fazem o trajeto entre Rio Branco e o município de Senador Guiomard, fecharam ontem de manhã a AC-40 por algumas horas para protestar contra a falta e as precárias condições dos veículos.
Até aí tudo bem. É um direito que lhes assiste. Contudo, perderam a razão no momento em que um dos passageiros arremessou um tijolo contra o ônibus, ferindo um dos passageiros que se encontrava no interior do carro.
Aliás, este tipo de manifestações vêm sendo realizadas em outras rodovias e mesmo em ruas dentro da cidade em protestos pelos mais diferentes motivos. Ora, é contra a falta de ônibus, ora contra as precárias condições de ruas e assim por diante.
Como se disse, nada contra. É um direito que lhes assiste, porém, em momento algum se pode admitir atos de violência insanos como este praticado ontem. Além do mais, os manifestantes e suas lideranças precisam sempre avaliar que há direitos de outros também em jogo que precisam ser respeitados, como o direito elementar de ir e vir.
De outra parte, as autoridades e gestores públicos precisam estar mais atentos e resolver esses problemas básicos das comunidades. A paciência tem lá seus limites.