Pular para o conteúdo

Governo certifica mais de três mil alunos do Pronatec

Alunos dos diferentes cursos do Pronatec ofertados pelo Governo do Acre Foto Tamara SmolyNesta sexta-feira, 6, no tea-tro Plácido de Castro, o Governo do Estado por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM) certificou 3.123 jovens e adultos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Rio Branco, nas áreas de saúde, gastronomia, serviços, gestão, informática, hotelaria e hospitalidade.

O objetivo da formação é incluir as famílias no sistema socioprodutivo do Estado, possibilitando o seu ingresso no mercado de trabalho, por meio da criação de pequenos empreendimentos que visam o fortalecimento da economia local.

Os cursos do Pronatec ocorrem em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), Secretaria de Estado e Desenvolvimento Florestal da Indústria e do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e Secretaria de Estado de Educação Esporte (SEE), e prefeitura local.

Participam dos cursos do Pronatec os estudantes do Ensino Médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos; trabalhadores; beneficiários dos programas federais de transferência da renda, como os inscritos no CadÚnico.

Em 2013 o IDM teve mais de 15 mil alunos matriculados nos cursos do Pronatec nos 22 municípios do Estado, para Rio Branco a oferta alcançou mais de oito mil alunos.

“Quando aproximamos a educação profissional das escolas de nível Médio, a ida das pessoas para o mercado de trabalho é antecipada, podendo contribuir também para o seu ingresso no ensino superior”, afirmou Daniel Zen.

Muitas pessoas tiveram suas vidas modificadas com a formação profissional e estão contribuindo ativamente para o sustento de suas famílias. Como é o caso de Gerson Oliveira, morador do bairro São Francisco, formando de eletricista, “Já estou oferecendo meu serviço no mercado de trabalho, o que eu consigo faturar já dá para ajudar no sustento da família. Convido os que ainda não realizaram cursos, que se inscrevam, pois vocês também terão uma nova oportunidade de trabalho”.

Estiveram presentes na solenidade o vice-governador do Estado, César Messias, o Secretário de Educação e Esportes, Daniel Zen, o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, e autoridades locais. ( Texto e foto: Tamara Smoly / Assessoria IDM)