Pular para o conteúdo

Rio Branco terá calendário escolar 2014 antecipado em função da Copa do Mundo

Para que as férias de mais de 22 mil alunos de 76 escolas da rede municipal de ensino coincidam com o período de jogos da Copa do Mundo de 2014, o calendário escolar foi alterado pela Prefeitura de Rio Branco. O ano letivo deve ser 22 dias antecipado, iniciando a partir do dia 3 de fevereiro do ano que vem.

Segundo o diretor de gestão da Secretaria Municipal de Educação, Claudionor Cordeiro, a proposta é baseada em uma recomendação da Lei da Copa e vem para que o recesso do 1º semestre aumente. “Em vez de 15 dias, as férias duram o mês de junho inteiro, que é o mês da Copa. Muitos pais se programaram, compraram passagem para assistir aos jogos. Então independente dos dias de jogos no Brasil, a gente achou por bem fazer essa adequação no calendário”, explica.

Ainda de acordo com Cordeiro, a decisão não vai comprometer em nada o ano letivo. “Com a antecipação das aulas, iniciando no dia 3 de fevereiro, teremos os 30 dias de recesso e vamos cumprir com tranquilidade os 200 dias letivos.

O último dia letivo do 1º semestre está previsto para 30 de maio e o retorno programado para início de julho.

Josenir Calixto, da Secretaria Estadual de Educação, informa que as escolas do estado vão manter o calendário normal. “No nosso caso não temos como fazer a antecipação, porque nós fizemos um concurso para a contratação dos professores prevista para o dia 17 de janeiro. Precisamos de um tempo para completar os quadros das escolas”, afirma. (Do G1/AC)