Pular para o conteúdo

Coxinha, Doquinha e companhia se apresentam hoje em Rio Branco

Coxinha, o personagem mais falso e ‘tesoura’ do humor brasileiro, irá se apresentar hoje, dia 5, com os principais personagens do programa ‘Autarquias do Humor’, às 20h30, no Teatrão. O autor dessa grande obra é o humorista Hiran Delmar, responsável por interpretar mais de 50 bonecos.

Autarquias do Humor é um programa televisivo independente, também disponível nas rádios, que está no ar há 1 ano. No entanto, os famosos personagens feitos de bonecos Coxinha, Doquinha, entre outros, foram criados há mais de 1 década.

Atualmente, o Autarquias do Humor é veiculado em várias cidades e em mais de 42 emissoras de rádio. O próximo passo da produtora é trazer o programa para o Acre, por meio da TV e do rádio, afirma Hiran. “Os telespectadores de Rio Branco assistem aos episódios reprisados na TV União. No entanto, a emissora não possui autorização minha para isso. A ideia é, em 2014, trazer de forma legal e com novos episódios o nosso trabalho. Já estamos em articulação para concretizar esse plano. Falta apenas alguns detalhes. Em janeiro ou fevereiro, no máximo, já estaremos aqui com os nossos bonecos, porque o povo gosta da molecagem, da sátira e desse estilo cearense de fazer humor”, determina.

Hiran conta que o Coxinha, seu personagem mais famoso, surgiu de uma característica muito comum nas pessoas, conhecida popularmente como ‘tesourar’, ou seja, o hábito de elogiar alguém pela frente e falar mal dela por trás.

“Ele foi crescendo naturalmente. O Coxinha é um sucesso direto, porque o público se identifica com ele. Todo mundo pratica o ‘coxismo’, tanto é que eu estou pedindo que acrescentem a palavra e o seu significado no dicionário. Quem nunca recebeu aquele parente em casa com um sorriso amarelo e quando a pessoa vai embora fala ‘essa carniça só veio comer aqui’? Inclusive senadores já utilizaram a expressão no Congresso, além de novelas”, relembra.

O humorista confessa que interpretar dezenas de bonecos é muita responsabilidade, mas que prefere trabalhar sozinho. “A mão de obra humana está difícil. Até conseguiria alguém para contracenar comigo, mas eu tenho medo de acontecer o que já vivi, de a pessoa querer ser estrela, virar astro. Daí ela começa a exigir salários altos, o que acaba com a sincronia e a naturalidade. Por isso interpreto tudo sozinho. Claro que tem a equipe que manipula os bonecos, que sonoriza, enfim, uma grande produtora por trás disso”, declara.

Sucesso no Youtube e líder de audiência da TV Diário, com o programa ‘Nas Garras da Patrulha’, o Coxinha e o Doquinha vão mostrar ao vivo no Teatrão alguns dos seus melhores quadros e vão selecionar o Best of do seu acervo de piadas. Uma oportunidade de ouro para Rio Branco vê-los de perto.   

Para quem não perde um bom show de gargalhadas, os ingressos estão sendo vendidos nas lojas da Ótica Diniz no Bosque e no Via Verde Shopping, ou ainda através do telefone 9976-2022 e 3224-5259.

coxinha e doquinha 3