Pular para o conteúdo

Matrículas para novos alunos da rede pública de ensino terminam nesta sexta

 O prazo para matrícula dos alunos novos na rede pública de ensino termina nesta sexta-feira 17. A Secretaria de Educação (SEE) destaca que ninguém ficará sem vaga. As aulas tem previsão de iniciar no dia 17 de fevereiro. São mais de 6 mil vagas nas escolas municipais e estaduais.

 Os interessados devem procurar as escolas com documentos pessoais e efetuar a matrícula. O diretor de ensino da SEE/AC, Josenir Calixto, afirma que todas as crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos de idade possuem lugar garantido na educação básica. Jovens entre 15 e 19 anos também devem buscar a educação básica ou o programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), pois ainda existem vagas.

“Muitas pessoas estão fora da sala desnecessariamente. Parte das escolas ofertam aulas para adultos no período da noite”, informa o diretor.

 Segundo a diretora de gestão e presidente da Comissão de Matrícula, Rita Paro, serão em média 6 mil vagas disponíveis para atender a demanda dos alunos novos.Além disso, a diretora afirma ainda que mais três mil vagas serão abertas em maio deste ano, destinadas às escolas construídas na Cidade do Povo.

 Ainda que o aluno não esteja satisfeito com o local da escola, ou se a vaga for longe de casa, Jsenir explica que há uma comissão de matrícula que está disposta a resolver esses problemas. Para isso basta ligar nos telefones (68)3213-2392, (68)3213-2393, (68)3213-2394.

 O secretário municipal de Educação, Márcio Batista, destaca a construção de 10 creches que devem ser concluídas no segundo semestre de 2014. Com elas, mais 1.650 vagas serão criadas na educação infantil.

“Com isso, ficaremos bem próximo da meta de atingir 5 mil vagas em quatro anos, no Plano de Governo. Em apenas dois anos chegamos bem próximo disso”, comemora.

Centro de Estudo de Línguas (CEL) recebe matrículas até hoje

 Com o objetivo de ampliar o atendimento para novos alunos da rede pública, o Governo do Estado do Acre, através da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e do Centro de Estudo de Línguas (CEL), oferta 1,5 mil novas vagas este ano. Os interessados tem até hoje para efetuar a pré-matrícula através dos endereços eletrônicos  www.facebook.com/celeducacao. Para ter acesso as vagas, é necessário ser aluno da rede pública de ensino. Os idiomas lecionados na escola são: inglês, espanhol, francês e italiano. Com aulas duas vezes por semana, 1h20 por dia, durante três anos.

 Atuando no Estado desde 2011, o CEL possui algumas novidades para o ano de 2014, incluindo a ampliação dos Núcleos de Estudo de Línguas (NELs) para a comunidade da baixada do Aeroporto Velho, que funcionará na nova escola do Boa União, a abertura de turmas para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e a continuidade do curso em nível intermediário avançado.

 Após a matrícula, será divulgada a relação dos alunos selecionados, conforme ordem de inscrição e disponibilidades de vagas. Após esta divulgação, apenas os alunos selecionados deverão comparecer à secretaria do CEL para confirmação de suas matrículas com os documentos solicitados.

 Caso haja vagas remanescentes, o Centro de Estudo de Línguas disponibilizará para a comunidade em geral, seguindo o mesmo processo e alguns critérios estabelecidos pela coordenação do Centro.