Pular para o conteúdo

Acreanos poderão ver eclipse total da lua no dia 15 de abril

O ano de 2013 ficou marcado para a astronomia pela conturbada passagem do Ison, que chegou a ser considerado o “cometa do século”, mas acabou se desintegrando ao se aproximar do Sol, sem chegar a atingir um brilho muito intenso. Para 2014, estão previstos diversos acontecimentos de destaque, seja por proporcionarem um espetáculo no céu – como o elipse total da Lua, em abril – ou por sua importância científica – como a sonda Rosetta, que vai realizar, no fim o ano, o primeiro pouso em um cometa na história. Confira o que esperar no céu e no espaço em 2014.

Eclipse total da Lua
Um dos espetáculos mais bonitos esperados para este ano é o eclipse total da Lua, previsto para 15 de abril. A Lua vai entrar na região de sombra feita pela Terra, desaparecendo completamente do céu. O evento poderá ser observado em todo o Brasil, exceto o fim do espetáculo, quando a Lua reaparecer, pois já terá amanhecido por aqui.

O eclipse vai começar às 3h da manhã. Por volta das 4h, se inicia a fase total do eclipse, quando a Lua some atrás da sombra da Terra. Às 5h24, o satélite começa a sair da escuridão, e ressurge inteiramente às 6h33.

No dia 8 de outubro haverá outro eclipse total da Lua. Mas este terá início quando o dia estiver clareando para nós, por volta das 6 da manhã, de modo que a maior parte do território nacional não vai ver nada. Quem estiver no Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e em parte do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Amapá pode conseguir observar o comecinho do evento.

Segundo Gustavo Rojas, astrofísico da Universidade Federal de São Carlos, apesar de comum, esse evento não ocorre anualmente, pois depende das configurações de ciclo da Terra, da Lua e do Sol. Em 2013, por exemplo, nenhum eclipse total lunar foi observado. Quando eles acontecem, costumam ser dois no mesmo ano. (Revista Veja)