Unidade de saúde do Taquari já está em pleno funcionamento

 unidadetaquari
Marcada por um ato bastante simples, a entrega da Unidade Básica de Saúde Maria de Jesus Andrade foi feita nesta quarta-feira, 5, pelo prefeito Marcus Alexandre, para ampliar o atendimento às famílias que de alguma maneira sofrem com a cheia do rio Acre e a população dos bairros Taquari, Ramal Menino Jesus e Praia do Amapá.

 A UBS é de porte 2, possui arquitetura moderna e está dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Possui ambientes como varanda, recepção, arquivo, sala de reunião, administração, sala de Imunização, farmácia, sala de coleta, sala de curativos, dois consultórios ginecológico, três consultórios de clínica médica, 1 consultório odontológico com três equipes, escovódromo, sala de esterilização, almoxarifado, expurgo, copa funcionários, depósito de materiais de limpeza, sanitários para funcionários e pacientes.
Construída com recursos do SUS e do Tesouro Municipal, a UBS custou R$ 562.156,07 e está vinculada à Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Claudia Vitorino. Ao cumprimentar e parabenizar funcionários e usuários, o prefeito destacou os avanços no sistema de saúde pública de Rio Branco, como a emissão em uma hora do resultado do hemograma e o atendimento ampliado até às 19h.

 O secretário-adjunto de Saúde, Oteniel Almeida, ressaltou a parceria com os governos federal e estadual na implantação da UBS Taquari e outras unidades de saúde.
 
Usuários animados com chegada da UBS

 A UBS do Taquari recebeu a dra. Belques, médica cubana contratada pela Prefeitura de Rio Branco através do programa Mais Médicos. Coordenada pela enfermeira Jeane Moura, a UBS já funcional a pleno vapor. Os usuários estão muito animados com a unidade, já que até então eram obrigados a fazer grandes deslocamentos para obter assistência médica.
“Melhorou muito. Agora não tenho de ficar muito tempo fora de casa quando precisar sair para o centro de saúde. Ficou pertinho de casa. Todo mundo está feliz”, disse a dona de casa Juscelina Silva, moradora do Taquari.
 
Homenagem à mulher do coração solidário

 O nome da UBS foi escolhido por eleição popular e presta homenagem à ativista comunitária Maria de Jesus Andrade, que de modo voluntário ajudava famílias a obter benefícios sociais junto à extinta Legião Brasileira de Assistência (LBA). Maria de Jesus morreu em sua casa, no Taquari, em 1995 aos 44 anos. Seu filho, Francisco Jesus Andrade, tornou-se agente comunitário de saúde e já está trabalhando na UBS do Taquari. “Nossa família está muito feliz com esta homenagem. É um reconhecimento ao trabalho da nossa mãe”, disse Jesus.


Assuntos desta notícia

Join the Conversation