Pular para o conteúdo

Rede de combate à lavagem de dinheiro chega ao Acre

lavagemd 
O Ministério Público do Acre passa a integrar, a partir desta sexta-feira (14), a Rede de Laboratórios de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB) com a inauguração de uma unidade no estado.

 A Rede-LAB, criada em 2006 por iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), é coordenada pelo Departamento Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da Secretaria Nacional de Justiça do MJ. Atualmente é composta por 31 laboratórios. Até o final de 2014, serão 43 laboratórios em funcionamento em todos os estados.

 Em janeiro foram inaugurados os laboratórios da Paraíba e do Amapá. Ainda este mês, os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul também integrarão a Rede-LAB.
“Os resultados são tangíveis. Entre 2009 e 2013, 1,5 mil casos foram analisados pelos laboratórios, que identificaram R$ 19,6 bilhões vindos de atividades criminosas como lavagem de dinheiro e corrupção em órgãos públicos”, destacou o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão.

 Os laboratórios subsidiam investigações criminais de casos de lavagem de dinheiro ou corrupção que envolvam quebras de sigilo bancário de inúmeras contas, sigilos telefônico e fiscal, durante grandes períodos. Para o trabalho, são utilizadas soluções de análise tecnológica em grandes volumes de informações.

 Segundo o diretor do DRCI, Ricardo Saadi, é imprescindível incentivar as técnicas de inteligência que resultem na recuperação dos ativos ilícitos. “Não basta apenas prender o criminoso, é fundamental descapitalizar, asfixiar financeiramente a organização criminosa para combater o crime organizado”, destacou.
 
Serviço

Inauguração do Laboratório de tecnologia contra a lavagem de dinheiro no Ministério Público do Estado do Acre
Data: sexta-feira, 14/2/14
Horário: 9h
Local: Núcleo de Apoio Técnico (Rua Alvorada, 550, Bairro Bosque – Rio Branco/AC)
 
Palestra com o coordenador da Rede-LAB, Roberto Zaina
Data: sexta-feira, 14/2/2014
Horário: 10h
Local: Auditório do Ministério Público do Acre (Rua Marechal Deodoro, 472, Ipase – Rio Branco)