A Prefeitura de Rio Branco, através da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), escolheu na noite desta quinta-feira, 27, a realeza do carnaval 2014. O evento aconteceu na concha acústica do parque da Maternidade e reuniu centenas de pessoas ligadas aos movimentos sociais e culturais de nossa cidade.
A primeira etapa do concurso da realeza do carnaval aconteceu no último sábado, 22 de fevereiro, quando foram selecionados os finalistas. Ao todo foram quatro categorias da realeza (rainha do carnaval, rei momo, rainha gay e rainha travesti).
A comissão avaliadora foi formada por pessoas ligadas diretamente ao movimento cultural de nossa cidade que avaliaram quesitos como samba, simpatia, comunicação, beleza plástica e fantasia. Os membros da comissão foram: Gilmar Santos, Irís Tavares, Roberta Lima, Alex Matos e Terezinha Figueiredo.
Na categoria rainha gay, a grande vencedora foi Monique Agatha, que foi a ganhadora do ano passado. Na categoria rainha do carnaval, a vencedora foi Chayene Cristina. Na categoria rainha travesti a vencedora foi Larissa Bertuti e na categoria rei Momo o vencedor foi Júnior Lima, campeão do ano passado.
Este ano, em decorrência da cheia do Rio Acre, que desabrigou centenas de pessoas, não haverá o tradicional carnaval no Arena da Floresta. Mesmo assim, a prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado estão apoiando as manifestações culturais nos bairros da nossa cidade.
As festas populares que terão o apoio da prefeitura de Rio Branco e do governo do Estado, em bairros que se cadastraram antecipadamente junto a Fundação Garibaldi Brasil (FGB), acontecerão na Comara, Aeroporto Velho, José Augusto, Base, Esperança, Centro, Cidade Nova, Cadeia Velha, Universitário, Estação Experimental e Seis de Agosto.