Secretaria Municipal de Saúde apresenta redução nos casos de dengue em mais de 70% na Capital

dengue70 
As ações desencadeadas pelo governo do Estado e prefeitura de Rio Branco para a redução dos casos de dengue, já apresentam resultados positivos. A secretaria Municipal de Saúde registrou redução de 72% nos casos de dengue em relação ao mesmo período de 2013. São 446 notificações este ano, contra 1.587 casos notificados no mesmo período do ano passado.
O prefeito Marcus Alexandre destaca que a parceria com o governador Tião Viana, a Ação de Inverno, responsável pela limpeza da cidade e o reforço no quadro de profissionais da área da saúde, resultaram na redução dos índices. “A Ação de Inverno já retirou mais de 14 mil toneladas de lixo e entulho de 60 bairros da cidade. E hoje temos quase 900 pessoas da saúde atuando diretamente no combate a dengue”, ressalta o prefeito.

 A secretária Municipal de Saúde de Rio Branco, Marcilene Alexandrina, explica que o concurso realizado no ano passado, possibilitou o aumento na equipe que conta hoje com 600 Agentes Comunitários de Saúde e 280 Agentes de Endemias que fazem visitas domiciliares, aplicação de larvicida e borrifação. Alexandrina relata que as equipes, “quando detectam focos da doença fazem o bloqueio na quadra inteira, com borrifação em toda a área vizinha, aplicação de larvicida nas caixas d’água e orientação para as famílias, sobre a doença”.

Prevenção e adesão da população

 E para que os casos de dengue continuem tendo redução, governo e prefeitura apostam na prevenção. Técnicos da secretaria Municipal de Saúde estão fazendo palestras educativas nos órgãos públicos estaduais e municipais. E no próximo dia 22 (sábado), está marcado um arrastão de combate à doença no bairro Vitória, quando, além de outras ações, serão distribuídas caixas d’água, por meio da parceria com o governo do Estado. 

 A adesão da população, também é ressalta pela secretária Marcilene Alexandrina. “As pessoas estão recebendo os agentes, estão atentos para evitar água empoçada, caixas d’água abertas. Pedimos mais apoio ainda para que a redução, que hoje é de 72 por cento, continue diminuindo em nossa cidade”.

Ação de Inverno tem sido fundamental para o combate a dengue

 A Ação de Inverno, lançada no dia 2 de janeiro pelo governador Tião Viana e prefeito Marcus Alexandre, já retirou mais de 14 mil toneladas de lixo e entulho de 60 bairros da capital. A operação conta com 21 equipes, 138 equipamentos leves e pesados, 2.225 trabalhadores da SEMSUR, EMURB, RBTRANS, secretaria Municipal de Assistência Social e das secretarias Municipal e Estadual de Saúde e R$11.641.487,22 em investimentos. Os trabalhos iniciaram pelos 18 bairros apontados pelas secretarias Estadual e Municipal de Saúde como prioritários no enfrentamento à dengue, aqueles que apresentaram maiores índices da doença, são eles: Vitória, Conquista Seis de Agosto, João Eduardo, Liberdade, Cadeia Velha e Nova Esperança. A grande operação de limpeza e remoção de entulhos segue avançando até atingir todos os bairros de Rio Branco.

 A SEMSUR está utilizando 7 retro escavadeiras, 7 pás carregadeiras, 21 caçambas toco, 14 caminhões carga seca, 7 caçambas truck, 11 equipamentos de apoio. A Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB) utiliza 4 retro escavadeiras, 4 rolos compactadores lisos, 18 caçambas toco, 4 caminhões carga seca e 1 veículo leve; da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS) são utilizados na Ação de Inverno, 1 caminhão ´carga seca; 1 máquina de pintura; duas caminhonetes e 1 veículo leve.

 O prefeito Marcus Alexandre explica ainda que os serviços de tapa buracos e desobstrução de igarapés, córregos e bocas de lobo e de bueiro, também estão sendo executados neste período de chuvas “como forma de evitar problemas que aconteceram em 2013”. Ele cita ainda que a exemplo de 2013, as equipes da SEMSUR e EMURB estão trabalhando todos os sábados e feriados.

 A secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) disponibilizou para a Ação de Inverno, 16 veículos leves, 19 motocicletas e 10.000 tampas de caixa d’água. E como forma de incentivo, a secretaria está oferecendo R$ 300 de bonificação para os agentes de saúde que conseguirem maior redução nos índices de infestação predial em sua área de atuação.
Ano passado a Ação de Inverno retirou dos bairros de Rio Branco 50 mil toneladas de lixo e entulho, o que resultou na redução de 35 por cento do índice de infestação de dengue nas residências.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation