24 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

24 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Comunidade boliviana promoverá Conferência Livre sobre Migrações e Refúgio no Acre

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
18/03/2014 - 21:23
Manda no zap!CompartilharTuitar

 Debater temas relativos à realidade migratória na região e levantar propostas a serem apresentadas durante a etapa final da 1ª Conferência Nacional sobre Migração e Refúgio (Comigrar) do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça. Esses são os principais objetivos do grupo de refugiados bolivianos residentes nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia que irão promover, no próximo dia 19, a Conferência Livre sobre Migrações e Refúgio da Comunidade Boliviana no Acre.

 Principal organizador do evento, o boliviano Roger Zabala mora no Brasil há seis anos e, desde então, presta assistência aos compatriotas que cruzam a fronteira na região. “Recebemos refugiados e migrantes e nos deparamos com as mais diversas situações”, conta Roger, que criou uma rede de solidariedade entre amigos que prestam serviços como apoio logístico, jurídico e até emocional para aqueles que chegam.

 Ele destaca que convite para participar da Conferência foi estendido a migrantes de outras nacionalidades, como haitianos, senegalenses, dominicanos e bengalis, que estarão presentes como observadores. “A ideia é incentivá-los a organizar conferência livres de suas próprias comunidades, apresentando como funciona uma etapa preparatória”, esclarece o boliviano. Segundo Roger, atualmente, apenas o abrigo para migrantes de Brasiléia já aloja cerca 2.200 pessoas.

 O boliviano ministra aulas de Línguas em escolas públicas da região pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e também para grupos de migrantes. “O Brasil é um país maravilhoso, que nos recebeu muito bem. Aqui seguimos unidos e trabalhando”, destaca ele.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Comigrar – A etapa final da 1ª Conferência Nacional sobre Migração e Refúgio do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça ocorrerá entre os dias 30 de maio e 1º de junho, em São Paulo. Na ocasião, migrantes, acadêmicos, representantes de organismos públicos e da sociedade civil estarão presentes para discutir e votar as propostas finais do debate público sobre a realidade migratória no país. O resultado vai oferecer subsídios para a criação de uma política nacional voltada para o setor. 

 Podem participar do processo indivíduos – independente da nacionalidade e da situação migratória no país –, associações, grupos de pesquisa, instituições públicas e privadas. As propostas são discutidas por meio de Conferências Virtuais – nos fóruns disponíveis no endereço www.migrantes.gov.br – e de Conferências Livres, organizadas com debates presenciais. Na página, também é possível acessar o calendário das conferências já agendadas nos estados.

 A Comigrar é coordenada pelo Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Estrangeiros da Secretaria Nacional de Justiça, em parceria com os ministérios do Trabalho e Emprego e das Relações Exteriores. O processo também tem o apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).  
Serviço – Conferência Livre sobre Migrações e Refúgio da Comunidade Boliviana no Acre
Data: 19 de março, das 9h às 12h
Local: Avenida Geny Assis, nº 92, em frente ao Fórum, município de Brasiléia (AC)
Informações: (68) 8421-2277

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Deputados divergem por conta da imigração haitiana, mas aprovam uma audiência pública

Próxima Notícia

Um ano difícil

Mais Notícias

Foto: Anne Nascimento
6º destaque

Sérgio Souto celebra 45 anos de carreira e reafirma identidade acreana na música

24/08/2025
Foto: Pedro Devani/Secom
5º destaque

No Acre, entidades sem fins lucrativos podem contratar 100 moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

24/08/2025
Foto: Cedida
Geral

Estrela do tênis acreano, João Elias é campeão em dose dupla no AABB Open

24/08/2025
Foto: Alice Leão/Secom/AC
Destaques Cotidiano

Governo federal impulsiona participação social em conferência da pessoa idosa no Acre

24/08/2025
Foto: Gleison Luz/Sesacre
Geral

Programa Melhor em Casa garante atendimento domiciliar e mais qualidade de vida a pacientes no Acre

24/08/2025
Forte onda de frio polar chega ao Acre neste domingo com chuvas e ventos intensos
1º destaque

Forte onda de frio polar chega ao Acre neste domingo com chuvas e ventos intensos

24/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Um ano difícil

De repente, Dilma

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre