Membros do CRM/AC participam de encontro para discutir melhorias na área de saúde

CRMO presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM/AC), médico Marcus Vinícius Yomura, acompanhado de outros membros da diretoria da autarquia, participa do I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2014 (I ENCM 2014), que está sendo realizado  em João Pessoa, com a participação de 250 médicos membros dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina de todo o país.

Entre outros, serão debatidos durante o Encontro, as Eleições 2014, estratégia para o atendimento médico em situação de catástrofe na Copa do Mundo, trabalho médico no SUS, fisca-lizações e formação médica.

Promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), com apoio do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM/PB), o evento tem como objetivo discutir e buscar propostas para questões éticas que envolvem o cotidiano do exercício da Medicina.

“Essa é uma grande oportunidade para debatermos temas importantes para os médicos e para a sociedade brasileira. O CRM do Acre está sendo representado por seis médicos. Nossa intenção é, ao retornar, promover uma troca de informações com os colegas profissionais, visando sempre, melhorias para nossa categoria e, consequentemente, para a população”, informou Marcus Vinícius.

O Encontro iniciou na última quarta-feira, 19, com uma conferência sobre  Filosofia  da Medicina, ministrada por Aníbal Gil Lopes, membro da Academia Nacional de Medicina e da Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep).

Durante o encontro, será feita uma avaliação do ensino médico, com a participação de diretores do Conselho Federal de Medicina (CFM) e dos presidentes dos conselhos regionais dos estados do Rio de Janeiro (Cremerj) e de São Paulo (Cremesp).

Os participantes também vão discutir duas novas resoluções 2056 e 2062/2013, que tratam sobre a fiscalização pelos conselhos de medicina (CRM). A mesa terá como expositores o diretor de Fiscalização do CFM e terceiro vice-presidente, Emmanuel Fortes, e o diretor de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB), Eurípedes Sebastião Mendonça.

A atuação das equipes médicas na Copa do Mundo, com foco no atendimento nos estádios e suporte aos hospitais, além das estratégias do movimento médico e a conscientização da sociedade frente as eleições 2014, também serão temas de discussões.

Além do presidente do CRM-AC, também participam da primeira secretária, Leuda Davalos e os conselheiros Sidney Rogério, Renato Correia, Leonardo Costa e Marcos Araripe. (Texto e foto: Assessoria CRM/AC)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation