Encontro oportuno

Representantes de dez estados da região Norte se reúnem hoje em Brasiléia no 1 Simpósio de Segurança Pública nas Fronteiras, com a intermediação da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça para avaliar as ações do programa de Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron).
Um encontro que acontece em momento oportuno em que se discute a questão da imigração dos haitianos. A despeito de toda a passionalidade com que o assunto vem sendo tratado pelas autoridades do Acre e São Paulo, medidas efetivas ainda não foram tomadas pelo Governo Federal.

Tanto que eles continuam chegando como até agora não se viu nenhuma medida para combater e desarticular a exploração a que esses migrantes vêm sendo submetidos pela intermediação dos atravessadores ou coiotes.

Mas não é só a questão dos haitianos que precisa ser tratada neste encontro. O problema do narcotráfico, também. O Acre, como outros estados da região, não podem mais aceitar ser corredores de drogas devido à falta de uma política eficiente de vigilância em suas fronteiras. O Governo Federal precisa assumir suas responsabilidades.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation