Grupo Aguadeiro realiza apresentações em Rio Branco a partir deste sábado

Grupo apresenta repertório musical sobre imigrantes
Grupo apresenta repertório musical sobre imigrantes

O Grupo Aguadeiro apresenta o espetáculo intitulado Imigrantes, Emigrantes e Via-jantes. Pessoas que lançam mão de outras linguagens artísticas, como o teatro e o áudio visual, além da música. O espetáculo é financiado pelo edital cultura e comunidade.

A apresentação propõe um passeio através de músicas, gestos e imagens na busca de retratar o universo de quem escolhe ou se vê obrigado a partir; de quem nos acolhe ou prefere repelir, e das dores, sabores e trocas que nascem daí.

A primeira apresentação ocorre no dia 1° de novembro, na Praça do bairro Seis de Agosto, às 19h. No dia 8 o grupo estará na Antiga Rodoviária, também às 19h. E para fechar a turnê, a apresentação será no dia 16, na Praça Elias Mansour às 19h.

A temática imigrante foi escolhida para a primeira montagem de repertório do Grupo. Após várias pesquisas de identidades musicais e teatrais do Brasil e do mundo, teve início o trabalho a partir das culturas encontradas no Acre, lugar onde os membros do grupo residem.

É um grupo autoral e de elaboração de arranjos para músicas que componham a temática escolhida, garimpadas em diferentes partes do país e do mundo. Denomina-se, a partir disto, de estilo Experimental Folclórico puro Jazz.

O grupo apresenta um espetáculo composto por repertório de músicas com a temática imigrante entre elas estão: Aguaceiro – Maiara Rio Branco, Não tem maka – Paulo Soares, Eles ainda precisam do amanhã – Victor Romero, Lamento Sertanejo – Gilberto Gil, Brejo da cruz – Chico Buarque, Ilha de Marajó/Três Dias – Seu Antônio Pedro, Gaiola da Saudade – Maciel Salú.

Back in Bahia – Gilberto Gil, Teto fechado, janela aberta – Maiara Rio Branco, Domingo de los muertos – Grupo Aguadeiro,  Clandestino – Manu Chao, Desaynando – EA!

A temporada começou nos dias 18 e 19 de outubro com dois ensaios abertos na tenda instalada no bairro Eldorado. No dia 24 de outubro o grupo teve o seu primeiro show desta temporada na usina de arte João Donato, pelo projeto artístico cultural. (Foto: Divulgação)

Assuntos desta notícia